ENEM 2020 vai mesmo acontecer no domingo (17)? Descubra planos do governo

O Enem 2020 segue mantido para este domingo, 17, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes disse que não há uma garantia de que o exame será reaplicado nas cidades que impedirem a realização da prova em decorrência do coronavírus.

ENEM 2020 vai mesmo acontecer no domingo (17)? Descubra planos do governo
ENEM 2020 vai mesmo acontecer no domingo (17)? Descubra planos do governo (Imagem Google)

O Enem possui uma data determinada para reaplicação (23 e 24 de fevereiro) que atende candidatos que podem vir a passar por problemas de infraestrutura, como quedas de energia, por exemplo.

Por conta da situação atual, nestas datas os candidatos que forem diagnosticados com Covid também poderão fazer as provas.

O motivo alegado por Lopes para não garantir a aplicação das provas nas cidades que não realizarem o Enem neste domingo é a logística na distribuição dos cadernos de questões, e a flutuação dos casos da pandemia.

“Não posso assegurar que vamos fazer aplicações em cidades que vão pedir reaplicação”, disse Alexandre Lopes, presidente do Inep. “Não é que a gente não vai fazer, o que eu não posso é garantir”, complementou.

Para esta edição, está confirmada a participação de 5,78 milhões de candidatos e as provas serão aplicadas neste domingo, 17 e no próximo 24.

Locais que não liberaram a realização das provas

A prefeitura de Manaus disse que não irá disponibilizar as escolas municipais. Na noite da última quarta-feira (13), uma decisão judicial suspendeu a aplicação do exame no Amazonas.

A prefeitura de Belo Horizonte, mesmo com o município em lockdown, afirmou que manteria as provas.

Enem no Amazonas

As provas do Enem estão suspensas no Amazonas. A decisão judicial vai vigorar durante o estado de calamidade pública, sob pena de multa de R$100 mil por cada dia descumprimento, até o limite de 30 dias.

Alexandre Lopes considera que a reaplicação das provas no Amazonas esbarra em problemas de logística.

“No Amazonas, tenho locais que não chego de avião. Tem que levar a prova para Manaus, botar em barco, levar, trocar de barco, botar em bicicleta, moto. O Brasil é complicado, é muito grande. Não posso assegurar que vou conseguir reimprimir uma cidade inteira. Não há garantia”, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.