Concurso da Receita Federal 2021 deve criar 4,5 MIL novas vagas de emprego

Ao longo desses últimos anos, a Receita Federal tem registrado déficit de pessoal. O Ministério da Economia, afirmou ao Acesso à Informação que há mais de 4,5 mil cargos vagos e funcionários prestes a aposentar. Diante desse problema, há a possibilidade da criação de um concurso da Receita Federal.

Concurso da Receita Federal pode criar 4,5 mil novas vagas de emprego
Concurso da Receita Federal pode criar 4,5 mil novas vagas de emprego (Imagem: Divulgação)

Ao longo dos anos a Receita Federal tem registrado queda no número de funcionários. Durante o ano de 2020, o órgão seguiu sem autorização do governo para aplicar um novo concurso. A aplicação de uma nova avaliação seria importante para incluir funcionários nos cargos vagos.

Segundo um levantamento feito pela Folha Dirigida, o órgão tem mais de 20 mil cargos vagos — considerando as funções de auditor e analista, com requisito de nível superior.

De acordo com a apuração, a função de auditor-fiscal tem 8.205 cargos ocupados e 12.203 cargos vagos. No caso da função de analista-tributário, há 6.154 cargos ocupados e 10.512 cargos vagos.

No período de dezembro de 2007 a abril de 2020, houve um decréscimo de 5.989 servidores, segundo a pasta ao Acesso à Informação. Desse total, 1.453 são de analistas tributários e 4.536 de auditores fiscais.

Além desse número de defasagem ao longo dos anos, o Ministério da Economia relata que há funcionários em condição de se aposentar. Nesse grupo, há 1.523 auditores fiscais e 810 analistas-tributários inclusos nessa situação, em dezembro do ano passado.

Diante desse impasse, a Receita Federal segue sem previsão de edital de abertura. Apesar da incerteza atual, os interessados em ocupar as vagas precisam estar preparados para uma possível confirmação de concurso público para este ano.

Pedido da de um novo concurso da Receita Federal

Para 2021, a Receita Federal poderá ter a aplicação de um concurso público. O órgão realizou a solicitação de uma prova e, agora, aguarda a análise do governo. O pedido abrangia 3.360 vagas para cargos de níveis médio e superior.

Para carreira tributária e aduaneira, o pedido tem vagas em nível superior para auditor-fiscal e analista-tributário. Para a carreira administrativa, há solicitação para técnico-administrativo, em nível médio, e vagas para arquiteto, engenheiro, contador e analista técnico-administrativo — em nível superior.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.