IPVA SP 2021: 1ª parcela ou cota única vence para placa final 6 nesta quinta-feira

Em São Paulo, os proprietários de veículos com a placa final 6 devem realizar até esta quinta-feira (14) o pagamento da primeira parcela, ou da cota única com desconto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021. Para este ano, o IPVA SP 2021 estará 6,77% mais barato.

IPVA SP 2021: 1ª parcela ou cota única vence para placa final 6 nesta quinta-feira
IPVA SP 2021: 1ª parcela ou cota única vence para placa final 6 nesta quinta-feira (Imagem: Montagem/FDR)

O IPVA 2021 poderá ser pago em cota única, com 3% de desconto, ou em cota única sem desconto. Além disso, será possível pagar em três parcelas. As datas da primeira parcela são as mesmas da cota única com desconto, em janeiro.

A segunda parcela acontece nos mesmos dias da cota única sem desconto, em fevereiro. O dia de vencimento varia de acordo com o número final da placa do veículo.

O pagamento do imposto poderá ser realizado em uma agência bancária credenciada, com o número do Renavam e quitar a guia de pagamento nos terminais de autoatendimento, internet ou débito agendado, nos guichê de caixa ou outros canais disponibilizados pela instituição bancária.

O contribuinte também poderá pagar o IPVA nas casas lotéricas e com o cartão de crédito — mas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Calendário de vencimento IPVA SP 2021

Datas de pagamento para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares

  • Final da placa 1 — 7 de janeiro; 9 de fevereiro; 9 de março
  • Final da placa 2 — 8 de janeiro; 10 de fevereiro; 10 de março
  • Final da placa 3 — 11 de janeiro; 11 de fevereiro; 11 de março
  • Final da placa 4 — 12 de janeiro; 12 de fevereiro; 12 de março
  • Final da placa 5 — 13 de janeiro; 18 de fevereiro; 15 de março
  • Final da placa 6 — 14 de janeiro; 19 de fevereiro; 16 de março
  • Final da placa 7 — 15 de janeiro; 22 de fevereiro; 17 de março
  • Final da placa 8 — 18 de janeiro; 23 de fevereiro; 18 de março
  • Final da placa 9 — 19 de janeiro; 24 de fevereiro; 19 de março
  • Final da placa 0 — 20 de janeiro; 25 de fevereiro; 22 de março

Os proprietários de caminhões possuem um calendário diferente para o pagamento. O prazo para a cota única com desconto acontece em janeiro, nos mesmos dias de outros veículos. A cota única sem desconto tem o vencimento para o dia 15 de abril.

O pagamento parcelado tem a primeira parcela para março, seguindo o mesmo prazo dos demais veículos — conforme o número final da placa. A segunda parcela vencia dia 15 de junho. Já a última parcela está prevista para 15 de setembro.

Caso o imposto não seja pago na data de vencimento prevista, haverá uma multa de 0,33% por dia de atraso, além de juros de mora com base na taxa Selic. Se passar 60 dias do prazo, o percentual da multa será fixo em 20% do valor do tributo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.