IPVA RJ 2021: Passo a passo para impressão do boleto de pagamento

Desde esta terça-feira (12), os proprietários de veículos do Rio de Janeiro já podem ter acesso ao boleto de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021. Confira o passo a passo para imprimir o documento para quitar o IPVA RJ 2021.

IPVA RJ 2021: Passo a passo para impressão do boleto de pagamento
IPVA RJ 2021: Passo a passo para impressão do boleto de pagamento (Imagem: Montagem/FDR)

O Imposto deste ano tem o vencimento a partir do dia 21 de janeiro, de acordo com o número final da placa do veículo. A guia de pagamento está disponível no site do Banco Bradesco.

O contribuinte deverá gerar dois boletos, ambos presentes no site do banco. O primeiro boleto é do imposto devido. O segundo boleto é da taxa de licenciamento.

Para poder imprimir a guia, o contribuinte deverá informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e escolher a forma de pagamento.

O IPVA 2021 poderá ser pago em cota única, com 3% de desconto, ou em três parcelas. A primeira parcela tem o mesmo prazo da cota única, em janeiro. As parcelas seguintes têm vencimento para fevereiro e março.

O pagamento da Guia de Regularização de Débitos (GRD) deve ser feito em dinheiro, em qualquer agência bancária. Vale ressaltar que não haverá cobrança da taxa do DPVAT para este ano. Confira o calendário completo de pagamento do imposto:

Calendário de pagamento do IPVA RJ 2021

  • Final de placa 0 — 21 de janeiro; 22 de fevereiro; 24 de março
  • Final de placa 1 — 22 de janeiro; 23 de fevereiro; 25 de março
  • Final de placa 2 — 25 de janeiro; 24 de fevereiro; 26 de março
  • Final de placa 3 — 26 de janeiro; 25 de fevereiro; 29 de março
  • Final de placa 4 — 27 de janeiro; 26 de fevereiro; 30 de março
  • Final de placa 5 — 28 de janeiro; 1 de março; 5 de abril
  • Final de placa 6 — 29 de janeiro; 2 de março; 6 de abril
  • Final de placa 7 — 1 de fevereiro; 3 de março; 7 de abril
  • Final de placa 8 — 2 de fevereiro; 4 de março; 8 de abril
  • Final de placa 9 — 3 de fevereiro; 5 de março; 9 de abril

Lançamento do portal do IPVA

Recentemente, a Secretaria de Estado da Fazenda do Rio de Janeiro anunciou o lançamento de um portal exclusivo com informações e serviços relativos ao IPVA.

Entre as seções existentes no site, o usuário encontra orientações com perguntas e respostas, formulários para abertura de processos referentes ao IPVA, área para pedidos de situação fiscal, entre outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.