IPVA 2021: Lista de bancos para pagamento no Rio Grande do Sul

Os proprietários de veículos do Rio Grande do Sul pode quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 de diversas formas. Como forma de manter a segurança dentro de casa, o contribuinte poderá pagar o IPVA 2021 sem sair de casa. Confira os bancos possíveis para o pagamento.

IPVA 2021: Lista de bancos para pagamento no Rio Grande do Sul
IPVA 2021: Lista de bancos para pagamento no Rio Grande do Sul (Imagem: Reprodução/Detran-RS)

Por conta da pandemia de covid-19, muitos contribuintes têm preferido quitar os impostos pela internet. O IPVA do Rio do Grande do Sul também possui essa alternativa, via home banking. Os bancos possíveis são o Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander.

Além do pagamento online, o imposto pode ser pago em qualquer agência, em pontos de atendimento, nas agências presenciais da Caixa e no Banco do Brasil — neste último caso, somente para clientes.

Para realizar a quitação dos débitos, será necessário apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), ou informar a placa e o Renavam do veículo.

Descontos no IPVA 2021 no Rio Grande do Sul

Os contribuintes que pagarem o IPVA 2021 até dia 29 de janeiro poderão ter descontos de até 22,4%, na soma de todos os benefícios. Esse possível percentual inclui os 3% pela antecipação do pagamento e descontos do Programa Bom Motorista e Bom Cidadão.

No caso do Bom Motorista, o desconto poderá ser de 15%, em caso do motorista estar a três anos sem infrações de trânsito. Para o Bom Cidadão, será possível ter até 5% de desconto, caso a pessoa tenha 150 notas fiscais ou mais com CPF.

O imposto ainda pode ser pago em até três parcelas com desconto. O pagamento até 29 de janeiro oferece 3% de desconto. A segunda parcela oferece 2% de desconto para quem pagar até dia 26 de fevereiro. Por fim, a última parcela tem 1% de desconto em caso de pagamento até 31 de março.

Vale ressaltar que a taxa de licenciamento e multas podem ser quitadas separadamente do IPVA. No entanto, o proprietário precisa estar atento às datas de vencimento em cada um dos casos.

Os dados relacionados ao veículo, como o valor do IPVA, multas e pendências, podem ser conferidas no site do IPVA RS 2021. Essas informações também ser vistas por meio do aplicativo IPVA RS — disponível nas lojas dos sistemas Android e iOS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.