Inscrição concurso PM São Paulo: Passo a passo para preencher 2,7 mil vagas

A Polícia Militar de São Paulo abriu o edital para o concurso público que pretende preencher 2,7 mil vagas para soldados. As inscrições para o concurso PM São Paulo começaram amanhã, quinta-feira (14) até o dia 25 de fevereiro.

Inscrição concurso PM São Paulo: Passo a passo para preencher 2,7 mil vagas
Inscrição concurso PM São Paulo: Passo a passo para preencher 2,7 mil vagas (Imagem: Reprodução/Google)

O edital do concurso PM São Paulo foi divulgado no último sábado (09) e dispõe de 2.700 vagas para soldados de 2º Classe do Quadro de Praças dos sexos masculino e feminino, sendo a remuneração inicial de R$ 3.268,33.

Requisitos para o concurso PM São Paulo

  • Ter, no mínimo, o nível médio;
  • Ter, no mínimo, 17 anos;
  • Ter, no máximo, 30 anos;
  • Possuir uma estatura mínima de 1,55 para mulheres;
  • Possuir uma estatura mínima de 1,60 para homens;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “B” e “E”.

Os candidatos podem possui tatuagem, desde que não ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar ou que faça alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência, a criminalidade, a discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem.

Inscrições para o concurso PM São Paulo

As inscrições são pela internet no site da Vunesp entre os dias 14 de janeiro e 25 de fevereiro. Dessa maneira, só a partir de amanhã, a empresa organizadora, disponibilizará o link para a inscrição. Os candidatos precisam pagar uma taxa de inscrição de R$ 57 para confirmar a sua matrícula.

Provas para o concurso PM São Paulo

O certame terá uma prova dissertativa e uma objetiva de 60 questões, sobre os conteúdos de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, noções básicas de informática e noções básicas de administração pública.

A aplicação dos exames está prevista para o dia 11 de abril, nas seguintes cidades: Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Além dessas provas, também haverá exames de aptidão física, de saúde, psicológicos, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade e a análise de documentos. Após todas essas etapas será divulgada a lista dos aprovados.

Atribuições do cargo de Soldado PM de 2ª Classe

  • Policiamento ostensivo;
  • Preservação da ordem pública;
  • Defender a vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.