Veja quanto tempo falta para solicitar aposentadoria do INSS seguindo ESTE tutorial

Todos os contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social esperam o momento de sua aposentadoria. Neste post iremos te ensinar como consultar quanto tempo falta para a aposentadoria do INSS.

Veja quanto tempo falta para solicitar aposentadoria do INSS seguindo ESTE tutorial
Veja quanto tempo falta para solicitar aposentadoria do INSS seguindo ESTE tutorial (Imagem: Reprodução/Google)

Com o simulador do INSS é possível verificar a sua atual situação e conferir quanto tempo falta para a aposentadoria. O

sistema foi atualizado há poucos dias e já conta com as novas regras aprovadas com reforma da Previdência que aconteceu em 2019.

O simulador foi disponibilizado no início de 2020, com o intuito de esclarecer aos segurados a situação da aposentadoria, sem a necessidade de comparecer a uma das agências do Instituto Nacional do Seguro Social.

Esse sistema foi inserido devido às mudanças nas regras da aposentadoria que tanto confundi os segurados. Dessa maneira, a reforma endureceu as exigências para a concessão de aposentadorias, aumentando pontuações, idades e tempo mínimo de contribuição.

A consulta está disponível no aplicativo ou site do Meu INSS, precisando acessar com o seu CPF e a senha cadastrada. Caso não tenha cadastro, basta registrar uma senha.

Porém, antes disso, o segurado precisa entender primeiro em qual dos três grupos de trabalhadores está encaixado.

  • Quem já tinha atingido os requisitos mínimos para algum tipo de benefício até 13 de novembro de 2019;
  • Trabalhadores que começaram a contribuir para o INSS a partir da Reforma da Previdência, ou seja, após 12 de novembro de 2019;
  • Trabalhadores que já estavam no mercado de trabalho no momento da aprovação da reforma, mas que ainda não tinham atingido os requisitos mínimos para a aposentadoria.

A primeira situação não será atingida pela Reforma da Previdência e nem pelas regras de transição, já que continuarão a valer, para este grupo, as exigências do antigo regime antes da aprovação do novo modelo.

No segundo grupo serão aplicadas as novas regras aprovadas com a reforma. O último grupo entra em uma das regras de transição. Sabendo em qual grupo se encaixa o simulador irá informar quanto tempo de contribuição ou quantos anos de idade faltam para conseguir a aposentadoria.

A maioria dessas regras muda todos os anos, porém, os pedágios de 50% ou 100% e as regra de transição para as aposentadorias especiais por insalubridade são uma exceção.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.