Renovação da CNH volta a ser feita no Detran-PI; agende seu atendimento online

Os moradores do Piauí já podem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) retomou a possibilidade de renovar os documentos vencidos em 2020. Por conta da pandemia de covid-19, os contribuintes não puderam efetuar a renovação a CNH.

Renovação da CNH volta a ser feita no Detran-PI; agende seu atendimento online
Renovação da CNH volta a ser feita no Detran-PI; agende seu atendimento online (Imagem: Doutor Multas)

O prazo para a renovação da CNH é de um ano, conforme o mês de vencimento do documento. Sendo assim, os documentos com o mês de vencimento em janeiro de 2020 deverão ser renovados até dia 31 de janeiro de 2021, por exemplo.

A renovação de acordo com um cronograma é uma forma de evitar aglomerações nos postos de atendimento.

Devido às restrições de mobilidade pela pandemia do coronavírus, o agendamento para a renovação da CNH deverá ser feita de forma online pelo site do Detran-PI.

A primeira parte do processo de renovação acontece pelo envio online de documentos. Logo após, será preciso comparecer aos Detran para tirar a foto do documento, colher as digitais.

Também há um exame médico a ser feito posteriormente. Confira o passo a passo para renovar a CNH em Piauí:

Como realizar a renovação da CNH pelo Detran-PI

  1. Emita a taxa de renovação de CNH, por meio deste link. Para isso, basta digitar o CPF completo do motorista e o registro/PGU;
  2. Após o pagamento, confira o Pré-Cadastro de Atendimento por este link. O sistema identificará o pagamento feito e será possível solicitar a renovação da CNH;
  3. Solicite a renovação por meio do fornecimento de dados pessoais. Envie os documentos digitalizados — para não precisar ir até o Detran para a solicitação — e aguarde que a equipe de conferência de CNH do órgão envie um e-mail de retorno sobre o processo cadastrado;
  4. Após o retorno, imprima os documentos enviados. Será enviado um link para que possa ser feito o agendamento presencial para a captura de imagem e biometria.;
  5. Com a captura de imagem e biometria presencial, será necessário agendar um exame médico e psicotécnico via internet — também pelo Pré-Cadastro de Atendimento. O prazo de entrega dos exames e entrada no processo passou para 30 dias.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.