Publicado calendário do IPVA 2021 PI com descontos de até 15%; confira!

Os proprietários de veículos no Piauí já podem conferir o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2021. De acordo com as regras divulgadas pela Secretaria de Fazenda do Piauí, o estado utilizará a unificação do pagamento do IPVA 2021 PI no início do ano.

Publicado calendário do IPVA 2021 PI com descontos de até 15%; confira!
Publicado calendário do IPVA 2021 PI com descontos de até 15%; confira! (Imagem: Montagem/FDR)

Os contribuintes poderão pagar o imposto em cota única ou em até três parcelas. Para o pagamento parcelado, o primeiro prazo está previsto para março. A segunda e terceira parcela estão definidas para abril e maio, respectivamente. Ao optar por quitar o IPVA parcelado, não terá desconto.

No caso do pagamento à vista, será possível obter até 15% de desconto, conforme a data de quitação do IPTU. O prazo para esse desconto se inicia em janeiro. Além disso, será possível ter 10% de desconto ao quitar o imposto em fevereiro. Por fim, será possível ter 5% de desconto ao pagar em março.

O calendário entra em vigor a partir do dia 1 de janeiro de 2021. O prazo é o mesmo para todos os números finais de placa. Sendo assim, o calendário vale para todos os contribuintes. Confira o calendário completo do IPTU 2021.

Calendário do IPVA 2021 PI

  • Pagamento parcelado — 31 de março; 30 de abril; 31 de maio
  • Cota única com 15% de desconto — 29 de janeiro
  • Cota única com 10% de desconto — 26 de fevereiro
  • Cota única com 5% de desconto — 31 de março

Alíquota e pagamento do imposto

Para a definição do valor a ser pago para cada veículo, foi estabelecido que a alíquota dos automóveis é de 2,5% — sendo que os automóveis com valor maior que R$ 150 possuem alíquota de 3%. Para as motos, a alíquota é de 2%. Por fim, os ônibus e caminhões possuem a alíquota de 1%.

Os valores dos modelos de veículo poderão ser consultados no site da Sefaz e do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI). Em caso de atraso no pagamento das cotas do IPVA, haverá uma cobrança de multa e juros moratórios a partir da data de vencimento.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.