IPTU de Recife ficará 3,94% mais caro em 2021; consiga desconto de 10%

A Prefeitura do Recife iniciou a distribuição dos carnês para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021. Para este ano, o imposto terá uma variação de 3,92%. Ao quitar o valor em cota única, o contribuinte adimplente terá 10% de desconto.

IPTU de Recife ficará 3,94% mais caro em 2021; consiga desconto de 10%
IPTU de Recife ficará 3,94% mais caro em 2021; consiga desconto de 10% (Imagem: Montagem/FDR)

O IPTU de Recife tem o vencimento para o dia 10 de fevereiro. Além da opção de pagamento à vista, o contribuinte poderá pagar em até dez parcelas. Quem estiver adimplente poderá ter 5% de desconto na parcela paga até o vencimento.

A Prefeitura revelou que serão enviados 357.240 carnês de pagamento. Caso prefira, o morador de Recife poderá ter acesso ao extrato do IPTU pelo site da Prefeitura, no banner “IPTU 2021 Emissão de Guia”. Há também a opção de acessar o Portal de Finanças ou o Conecta Recife APP.

Para ter acesso ao extrato de forma virtual, será necessário informar o número sequencial do imóvel. Com relação à variação no valor do imposto, de 3,92%, a mudança teve como base a correção pelo Índice Nacional de preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — de novembro de 2019 a outubro de 2020.

Descontos no imposto

Contribuintes adimplentes até 30 de novembro do ano precedente do Código Tributário do Município (CTM):

  • Cota única — 10% de desconto
  • 10 parcelas — 5% de desconto na parcela paga até o vencimento

Contribuintes inadimplentes até 30 de novembro do ano precedente do Código Tributário do Município (CTM):

  • Cota única — 5% de desconto pago até o vencimento
  • 10 parcelas — sem desconto na parcela

Imóveis indicados para ter desconto no IPTU de Recife

No ano passado, 12.508 imóveis foram indicados para receber o desconto no IPTU 2021 em Recife. No total, houve R$ 3.385.564,99 em créditos vindos da Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e).

O desconto no imposto tem a garantia por meio da lei 17.408/2008. O contribuinte poderá ter desconto por meio de gastos comprovados com escolas, cursos de idiomas e estacionamentos de shoppings. Ao informar o CPF, o crédito poderá ser utilizado posteriormente para o abatimento do IPTU.

Toda vez que solicitar a nota de prestação de serviço com o número do CPF, a pessoa receberá um crédito de 30% do valor pago de ISS. O contribuinte poderá escolher um imóvel próprio ou de terceiros — desde que não possua débitos em atraso com o município.

As notas fiscais de serviços que foram emitidas até dia 31 de outubro de 2020 geraram créditos que foram usados pelos contribuintes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.