Calendário de pagamentos do saque aniversário FGTS em 2021

Pontos-chave
  • Pagamentos do saque aniversário pelo FGTS começam no fim do mês;
  • Trabalhadores podem fazer solicitação do benefício por tempo determinado;
  • Valores variam de acordo com a faixa retida no fundo de garantia.

Brasileiros devem ter acesso a quantias extras pelo FGTS em 2021. Com a virada do ano, a Caixa Econômica Federal dará início a um novo calendário de pagamentos do saque aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com a instituição, cerca de 8 milhões de pessoas passaram a ser contempladas até o fim do ano.

Calendário de pagamentos do saque aniversário FGTS em 2021 (Imagem: Google)
Calendário de pagamentos do saque aniversário FGTS em 2021 (Imagem: Google)

O saque aniversário pelo FGTS é mais uma das liberações autorizadas pelo governo federal. A ideia é que cada cidadão registrado no fundo de garantia passe a fazer saques anuais com valores que variam de acordo com a faixa de renda acumulada.

Nesse momento, a Caixa dará início a segunda rodada pelo programa. A primeira passou a ser liberada ainda em junho de 2020, sendo encerrada no fim do mesmo ano. Já nesse segundo momento, os pagamentos serão iniciados agora em janeiro, sendo prolongados até dezembro.

Organização do calendário do saque aniversário FGTS

Como já diz o nome da modalidade, as datas de retiradas pelo fundo de garantia ocorrerão a partir da data de nascimento de cada brasileiro. Ao todo, o benefício foi subdividido em 12 grupos, o que significa que ao longo de todo ano os pagamentos poderão ser feitos.

Além do mês do seu aniversário, o trabalhador tem ainda cerca de 60 dias com a retirada liberada. Logo em sequencia i benefício volta a ser travado, ficando os valores retidos no FGTS.

Veja como será o calendário de saques em 2021:

  • Nascidos em janeiro- saques de janeiro a março
  • Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril
  • Nascidos em março – saques de março a maio
  • Nascidos em abril – saques de abril a junho
  • Nascidos em maio – saques de maio a julho
  • Nascidos em junho – saques de junho a agosto
  • Nascidos em julho – saques de julho a setembro
  • Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro
  • Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro
  • Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro
  • Nascidos em novembro – saques de novembro de 2021 a janeiro de 2022
  • Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2021 a fevereiro de 2022

Todos os pagamentos mensais deverão ser feitos no primeiro dia útil e encerrado no último dia útil. Para que nasce em 30 de outubro, por exemplo, o trabalhador poderá sacar na sexta-feira (01) de outubro até a sexta-feira (31) de dezembro.

Ainda posso solicitar o saque aniversário?

Para quem não se cadastrou no programa ainda, é possível fazer a solicitação até o último dia do mês do aniversário ao longo de todo o ano. Isso significa que os aniversariantes de janeiro terão até o próximo dia 31 para fazer o pedido.

Como dar entrada na transferência?

Para entrar no saque aniversário é preciso acessar o app do FGTS. O aplicativo é gratuito e está disponível nos celulares com sistema IOS e Android. Uma vez conectado, basta informar o número do CPF e acessar a área individual do trabalhador.

Na sequência, basta selecionar a função saque aniversário, ler todos os termos de autorização e aprovar a proposta. É importante ressaltar que aqueles que se transferem para as retiradas anuais perdem o direito de ter acesso ao FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Outra forma de aderir a modalidade é acessando a página do site da Caixa.

Qual o valor da retirada?

A quantia a ser sacada anualmente varia de acordo com o percentual presente na conta do trabalhador. Para quem tem até R$ 500 é permitido um saque de 50%, ou seja, R$ 250. Já para valores acima, são acrescentadas parcelas fixas mediante as taxas exibidas abaixo:

Calendário de pagamentos do saque aniversário FGTS em 2021 (Imagem: Google)
Calendário de pagamentos do saque aniversário FGTS em 2021 (Imagem: Google)

Se você quiser obter mais informações sobre o saque aniversário e demais modalidades do FGTS basta ficar de olho em nossa página exclusiva do fundo de garantia.

Nela é possível saber os prazos e valores de pagamento, criações de novos benefícios, como fazer financiamento imobiliário utilizando o saldo das contas ativas e inativas, entre outros detalhes.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.