Saque aniversário do FGTS faz NOVAS liberações este ano; veja quem recebe

De acordo com a Caixa Econômica, cerca de 9,7 milhões de trabalhadores optaram pelo saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) desde o mês de outubro de 2019. Entre estes, 9 milhões aderiram no ano passado.

Saque aniversário do FGTS faz NOVAS liberações este ano; veja quem recebe (Imagem FDR)
publicidade

O saque aniversário teve início em abril de 2020. Esta nova modalidade permite um saque por ano de uma parte do valor das contas do Fundo de Garantia, segundo o mês de nascimento do trabalhador.

Calendário do saque aniversário em 2021

  • Nascidos em janeiro- saques de janeiro a março
  • Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril
  • Nascidos em março – saques de março a maio
  • Nascidos em abril – saques de abril a junho
  • Nascidos em maio – saques de maio a julho
  • Nascidos em junho – saques de junho a agosto
  • Nascidos em julho – saques de julho a setembro
  • Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro
  • Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro
  • Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro
  • Nascidos em novembro – saques de novembro de 2021 a janeiro de 2022
  • Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2021 a fevereiro de 2022

O período do saque pelo trabalhador começa no primeiro dia útil do mês de seu aniversário e termina no último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito ao saque.

Se o trabalhador faz aniversário em 10 de janeiro, por exemplo, ele terá de 4 de janeiro a 31 de março para fazer o saque.

Os trabalhadores devem manifestar sua vontade de aderir pelo saque aniversário até o último dia do mês de seu aniversário, para receber no mesmo ano. Se o trabalhador não resgatar esse recurso, ele volta automaticamente para a sua conta no FGTS.

Como mudar para o saque aniversário

Para aderir a esta modalidade, o trabalhador pode acessar o aplicativo FGTS e indicar uma conta bancária de uma instituição financeira a sua escolha para receber o valor de forma automática.

Limites de retirada

Nos saques anuais do FGTS existe um limite de retirada. O valor do saque anual será um percentual do saldo da conta do trabalhador. Para contas que possuam até R$ 500, será disponibilizado 50% do saldo, percentual que vai diminuindo quanto maior for o valor em conta.

Já no caso de contas com mais de R$ 500, os saques terão o acréscimo de uma parcela fixa. Sendo assim, os cotistas com saldo menor poderão sacar anualmente percentuais maiores.

Limite dos saques anuais do FGTS — Foto: Reprodução/Ministério da Economia
Limite dos saques anuais do FGTS (FDR)

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.