São Paulo torna quarentena mais rígida a partir de hoje (11); o que muda para o comércio?

A partir desta segunda-feira (11), o estado de São Paulo terá mudanças nas negras da quarentena. Segundo decisão tomada pelo governo estadual na última sexta-feira (8), 90% do estado segue na fase amarela. O comércio continua aberto, porém funcionará com restrições.

São Paulo torna quarentena mais rígida a partir de hoje (11); o que muda para o comércio?
São Paulo torna quarentena mais rígida a partir de hoje (11); o que muda para o comércio? (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

A validade da determinação governo de São Paulo vai até dia 5 de fevereiro. De acordo com a reclassificação feita, 90% da população do estado permanecem na fase amarela, a terceira mais restritiva. Outros 10% da população estão presentes na fase laranja, a segunda mais restritiva.

Há quatro regiões inclusas na fase laranja, que são as dos Departamentos Regionais de Saúde de Marília (62 cidades), Presidente Prudente (45 municípios), Registro (15 cidades) e Sorocaba (48 cidades). As demais seguirão na fase amarela, mas com possibilidade de regressão a qualquer momento.

Fase laranja na quarentena

Apesar da reclassificação mais restritiva, o governo de São Paulo possibilitou um aumento nas atividades permitidas na fase laranja. Com a mudança no plano, as academias, salões de beleza, cinemas, restaurantes, teatros e parques estaduais poderão funcionar nessa fase.

Todas as atividades liberadas poderão funcionar por até oito horas diárias, em vez de quatro horas. Além disso, a capacidade de público aumentou de 20% para 40%.

Os estabelecimentos devem encerrar o atendimento presencial às 20h. O consumo local em bares está proibido.

Fase amarela na quarentena

Já no caso da fase amarela, está permitido o limite de 40% de ocupação presencial em todas as atividades — incluindo os parques estaduais. O expediente deve ser de até 10 horas por dia.

Vale destacar que o atendimento presencial deverá encerrar às 22h em todos os setores. No caso dos bares, o encerramento deverá ser mais cedo, às 20h. As atividades não essenciais que causam aglomeração, como os shows, baladas e festas, seguem proibidas.

Mudança nos critérios de avaliação em São Paulo

O governo do Estado também realizou mudanças nos critérios de saúde para a possibilidade de progressão das regiões. Para chegar à fase verde, será preciso alcançar 30 internações por 100 mil habitantes e três mortes por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Além disso, será preciso passar 28 dias seguidos na fase amarela para avançar à fase mais branda. Para voltar à fase laranja, o limite da taxa de ocupação de leitos de UTI passou de 75% para 70%. Caso a ocupação passe de 80%, poderá haver recuo à fase vermelha da pandemia.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.