Inscrições no FIES 2021 começam na última semana de janeiro; saiba QUAIS suas chances

Estudantes devem se inscrever a partir de 26 de janeiro no FIES 2021. O fundo que concede o financiamento de nível superior deve ser a oportunidade de ingressar em instituições privadas com uso da nota do Enem 2019.

Inscrições no FIES 2021 começam na última semana de janeiro; saiba QUAIS suas chances
Inscrições no FIES 2021 começam na última semana de janeiro; saiba QUAIS suas chances (Imagem/Reprodução: Google)

O Fundo de Financiamento Estudantil oferece o financiamento de cursos de nível superior, com ele o estudante pode conseguir até mesmo juros zero, financiamento total e só começa a quitar sua dívida após a sua formatura.

Fies 2021

Em todo esse ano o FIES 2021 deve gerar 93 mil contratos, esse mesmo número de vagas deve ser ofertado nos próximos dois anos, seguindo o Plano Trienal do Fies. Não foi divulgado o número de vagas disponíveis nessa primeira seleção.

Esse ano, as chances de os estudantes conseguirem ingressar no ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil devem ser maiores.

Pois, nesse primeiro processo seletivo a inscrição deve ser feita com o uso da nota do Enem 2019 apenas. Já que a seleção acontece antes da divulgação da nota do Exame Nacional do ensino Médio de 2020.

Pensando em oferecer oportunidade mais justas, o MEC já divulgou que deve abrir uma nova seleção em abril, nela os estudantes poderão usar a nota do Enem de 2020.

Renegociação do FIES

Quem já faz uso do financiamento estudantil e está em situação de inadimplência pode renegociar a dívida com condições especiais.

É possível fazer a quitação em parcela única ou até 145 parcelas. O valor mínimo das parcelas é de R$ 200. E a negociação pode ser feita diretamente no banco responsável pelo financiamento.

O que é o FIES 2021?

A sigla se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil, que é uma forma criada pelo Governo Federal em 1999 de inserção de brasileiros ou naturalizados no ensino superior.

A ideia é permitir que a população possa estudar em instituições privadas reconhecidas pelo MEC.

Mesmo que não tenham condições, naquele momento, de arcar com os valores das mensalidades.

Com isso, o estudante conclui sua graduação e só paga pelo curso após a sua formatura.

Nesse ano, continuam valendo as duas categorias para o FIES 2021:

  • A primeira com juros zero que é para estudantes com renda familiar de um a três salários mínimos;
  • A segunda, p P-Fies, tem juros variáveis e é destinada aos estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.