Enem, ProUni e Encceja ocorrem ESTA semana; veja detalhes dos processos seletivos

Estudantes brasileiros devem ficar atentos, pois os prazos para as seleções estudantis serão iniciados ao longo das próximas semanas. Mesmo com a realidade do novo coronavírus, as provas de vestibular e demais seleções de ensino serão mantidas. Para quem vai tentar uma oportunidade no Enem, ProUni ou Encceja, no texto abaixo há os principais detalhes dos exames em 2021.

Enem, ProUni e Encceja ocorrem ESTA semana; veja detalhes dos processos seletivos (Imagem: Skitterphoto/Pexels)
Enem, ProUni e Encceja ocorrem ESTA semana; veja detalhes dos processos seletivos (Imagem: Skitterphoto/Pexels)

Enem

Considerado a principal porta de entrada nas universidades, o Enem 2020 – 2021 deverá ocorrer entre os dias 17 e 24 de janeiro e no final de semana de 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A divisão em duas modalidades é uma das principais alterações para este ano, tendo em vista a chegada do novo coronavírus.

Quem for fazer o exame, terá que se submeter a uma prova presencial ou a avaliação por meio de plataformas digitais.

A edição online do vestibular foi uma das medidas adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro, sob a justificativa de que era necessário aproveitar a pandemia para digitalizar as seleções estudantis.

Para participar dos exames presencialmente ainda é preciso comparecer nos locais indicados no cartão de inscrição, utilizar caneta preta em material transparente e levar um documento oficial com foto.

Por fim, esse ano será obrigatório ainda a utilização de máscaras sob o risco de eliminação.

Inscrições do ProUni 2021

Já o ProUni funciona como uma seleção a partir das médias do Enem. Realizadas as provas, deste ou do ano anterior, os jovens devem utilizar as notas para tentar uma vaga nas universidades privadas de forma gratuita.

Quem é aprovado pelo programa tem o direito de cursar a graduação sem precisar pagar pelas mensalidades das instituições particulares.

bolsas na modalidade integral e também demais categorias com descontos de 50% a depender da faixa de renda do candidato.

Esse ano, a inscrição no ProUni começará a ser feita entre 12 a 15 de janeiro. O resultado final será divulgado no dia 19 de janeiro.

Confira os demais prazos:

  • Comprovação das informações: 19 a 27 de janeiro
  • Segunda chamada: 1º de fevereiro
  • Comprovação das informações: 1 a 9 de fevereiro
  • Inscrições lista de espera: 18 e 19 de fevereiro
  • Convocações da lista de espera: 22 de fevereiro
  • Comprovação das informações: 22 a 25 de fevereiro

Lembrando que a primeira edição do ProUni não será possível usar as notas do Enem em 2020. Apenas notas das edições anteriores do exame.

Encceja 2021

Por fim, para quem deseja obter a certificação de conclusão do ensino médio as inscrições do Encceja 2020 – 2021 começarão a ser feitas entre 11 e 22 de janeiro.

Já as provas ocorrerão no dia 25 de abril, sendo aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal.

Pode participar de forma gratuita todos aqueles que não concluíram o ensino médio no período regular, desde que tenha ao menos 15 anos (ensino fundamental) e 18 anos (ensino médio).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.