Enem, ProUni e Encceja ocorrem ESTA semana; veja detalhes dos processos seletivos

Estudantes brasileiros devem ficar atentos, pois os prazos para as seleções estudantis serão iniciados ao longo das próximas semanas. Mesmo com a realidade do novo coronavírus, as provas de vestibular e demais seleções de ensino serão mantidas. Para quem vai tentar uma oportunidade no Enem, ProUni ou Encceja, no texto abaixo há os principais detalhes dos exames em 2021.

Enem, ProUni e Encceja ocorrem ESTA semana; veja detalhes dos processos seletivos (Imagem: Skitterphoto/Pexels)
Enem, ProUni e Encceja ocorrem ESTA semana; veja detalhes dos processos seletivos (Imagem: Skitterphoto/Pexels)

Enem

Considerado a principal porta de entrada nas universidades, o Enem 2020 – 2021 deverá ocorrer entre os dias 17 e 24 de janeiro e no final de semana de 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A divisão em duas modalidades é uma das principais alterações para este ano, tendo em vista a chegada do novo coronavírus.

Quem for fazer o exame, terá que se submeter a uma prova presencial ou a avaliação por meio de plataformas digitais.

A edição online do vestibular foi uma das medidas adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro, sob a justificativa de que era necessário aproveitar a pandemia para digitalizar as seleções estudantis.

Para participar dos exames presencialmente ainda é preciso comparecer nos locais indicados no cartão de inscrição, utilizar caneta preta em material transparente e levar um documento oficial com foto.

Por fim, esse ano será obrigatório ainda a utilização de máscaras sob o risco de eliminação.

Inscrições do ProUni 2021

Já o ProUni funciona como uma seleção a partir das médias do Enem. Realizadas as provas, deste ou do ano anterior, os jovens devem utilizar as notas para tentar uma vaga nas universidades privadas de forma gratuita.

Quem é aprovado pelo programa tem o direito de cursar a graduação sem precisar pagar pelas mensalidades das instituições particulares.

bolsas na modalidade integral e também demais categorias com descontos de 50% a depender da faixa de renda do candidato.

Esse ano, a inscrição no ProUni começará a ser feita entre 12 a 15 de janeiro. O resultado final será divulgado no dia 19 de janeiro.

Confira os demais prazos:

  • Comprovação das informações: 19 a 27 de janeiro
  • Segunda chamada: 1º de fevereiro
  • Comprovação das informações: 1 a 9 de fevereiro
  • Inscrições lista de espera: 18 e 19 de fevereiro
  • Convocações da lista de espera: 22 de fevereiro
  • Comprovação das informações: 22 a 25 de fevereiro

Lembrando que a primeira edição do ProUni não será possível usar as notas do Enem em 2020. Apenas notas das edições anteriores do exame.

Encceja 2021

Por fim, para quem deseja obter a certificação de conclusão do ensino médio as inscrições do Encceja 2020 – 2021 começarão a ser feitas entre 11 e 22 de janeiro.

Já as provas ocorrerão no dia 25 de abril, sendo aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal.

Pode participar de forma gratuita todos aqueles que não concluíram o ensino médio no período regular, desde que tenha ao menos 15 anos (ensino fundamental) e 18 anos (ensino médio).

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.