O que levar na prova do ENEM 2020? Regras mudaram no ano de pandemia

O Enem tem sido uma prova aguardada por milhões de brasileiros em busca de melhores condições de vida. Para que o exame possa ser feito, alguns itens devem ser levados pelo candidato. Por conta da pandemia de covid-19 é preciso levar em consideração algumas mudanças. Veja o que levar para o Enem 2020.

O que levar na prova do Enem 2020? Regras mudaram no ano de pandemia
O que levar na prova do Enem 2020? Regras mudaram no ano de pandemia (Imagem: EBC)
publicidade

Para a realização da prova do Enem, muitos candidatos têm se preparado ao longo dos meses.

Além do preparo para o preenchimento da prova, o candidato precisa levar todos os itens obrigatórios para não correr o risco de desclassificação.

O que levar no dia da prova do Enem 2020

  • Documento oficial de identificação oficial com foto. Sendo assim, não será permitida a apresentação de versão digital ou cópia autenticada do documento;
  • Caneta esferográfica transparente de tinta preta;
  • Máscara de proteção.

Para facilitar no momento de identificação do local onde a prova será realizada, o candidato poderá levar o cartão de confirmação de inscrição do Enem.

Uma declaração de comparecimento pode ser aconselhável para quem precisa comprovar a presença de terceiros.

Por conta do alto tempo de duração dos dias de prova, alimentos poderão ser levados. O candidato poderá levar o celular, no entanto, não poderá utilizar durante as provas. Para não correr o risco de desclassificação, é importante deixar o material desligado.

Com relação ao porte de uma mochila, o edital não indica a proibição de mochila, sacola ou bolsa. Porém, o candidato não poderá mexer durante a realização do Enem.

O que não levar no dia da prova

  • Folhas ou bloco para rascunho;
  • Boné, acessórios para usar na cabeça, fones de ouvido e chaves;
  • Materiais escolares, como lápis, lapiseira, borracha e caneta com material não transparente;
  • Equipamentos eletrônicos, como calculadora, tablete, relógio, agenda eletrônica, pen drive, receptores e transmissores de dados;
  • Livros e manuais;
  • Armas de qualquer espécie.

Ao levar um celular ou outros equipamentos, será obrigatório guardar em um envelope fornecido. O envelope será lacrado e identificado.

Para o candidato que quiser conferir as informações completas sobre as regras para o Enem 2020, basta acessar o edital da prova, presente no portal do Inep.

AvatarSilvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.