MEI: Confira benefícios, vantagens para empresa e COMO ser micro empreendedor

Para quem está em busca de criar o seu próprio negócio de forma mais prática, se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) pode ser uma ótima opção. Essa categoria permite que o profissional regularize o trabalho e ainda tenha direito a diversas vantagens.

MEI: Confira benefícios, vantagens para empresa e como ser micro empreendedor
MEI: Confira benefícios, vantagens para empresa e como ser micro empreendedor (Imagem: LinkedIn Sales Navigator/Unsplash)

Com o objetivo de formalizar o trabalho dos trabalhadores informais, foi criada a possibilidade de uma pessoa se registrar como Microempreendedor. Para isso, no entanto, o profissional deverá cumprir alguns requisitos.

Primeiramente, o trabalho a ser exercido deve estar estre os permitidos pela categoria. Além disso, outros pontos devem ser observados. O faturamento anual deve ser de até R$ 81 mil. A pessoa não poderá ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

É permitido no máximo um empregado contratado, com o valor a ser recebido de um salário mínimo ou o piso da categoria. Cabe ressaltar que o MEI deverá pagar uma contribuição mensal pelo regime do Simples Nacional.

Benefícios do MEI

Ao regularizar o trabalho, o MEI terá acesso a diversos benefícios. Apesar da exigência de um pagamento mensal, se tornar um MEI pode ser feito de forma simplificada e por uma quantia baixa.

Com isso, o profissional terá acesso a diversos direitos previdenciários, como aposentadoria por idade e auxílio-doença.

Com o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), será possível emitir notas fiscais. Por meio de determinados bancos, o profissional poderá ter facilidade para obter crédito, com condições especiais.

Caso precise, poderá ter acesso a um apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O MEI poderá aprender a negociar e ter preços e condições nas compras de mercadorias, entre outros.

Como se tornar MEI

Além dessas vantagens citadas, a formalização do trabalho acontece de forma menos burocrática. O registro poderá ser feito pelo Portal do Empreendedor. Para conferir se a atividade a ser exercida é permitida no endereço informado, o interessado deverá conferir com a respectiva prefeitura.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.