Todo ano, no mês de janeiro, os motoristas precisam realizar o pagamento de algumas taxas para o Detran para poderem circular com seus veículos sem maiores problemas. As taxas são: licenciamento, CRLV, CNH, transferência de veículo e IPVA.
O que é o licenciamento?
O licenciamento é obrigatório, e deve ser realizado todo ano, ele atesta que o automóvel está com as normas de segurança em dia e pode circular pelas ruas.
Até agora, cerca de 2,6 milhões de pessoas já realizaram o licenciamento no estado do Rio de Janeiro. Outras 193.158 fizeram o pagamento das taxas, mas não quitaram o licenciamento deste ano.
Calendário licenciamento RJ 2021
- Finais de placa 0, 1 e 2 – até 27/02/2021
- Finais de placa 3, 4, 5, e 6 – até 31/03/2021
- Finais de placa 7, 8 e 9 – até 30/04/2021
CRLV
Esse é um documento obrigatório de licenciamento do veículo e deve ser apresentado sempre que solicitado. Todos os anos esse documento é pago por meio de boleto.
Renovação CNH
Muitos motoristas precisam fazer a renovação da sua habilitação, principalmente, pois as vencidas no ano passado poderão ser renovadas no mesmo mês em 2021.
IPVA
O IPVA é um imposto Estadual e por isso, suas datas e seus valores variam de um estado para outro.
O Imposto é pago para o Sefaz e não para o Detran, mas é uma das principais dívidas nesse início do ano.
Normalmente, os estados oferecem descontos para aqueles que pagam o imposto de forma integral e adiantada.
Os valores variam de acordo com a tabela feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, mais conhecida como tabela Fipe, que leva em consideração algumas características dos veículos como marca, modelo e ano de fabricação.
Caso o pagamento do tributo não seja feito, será acrescentado multa de 0,334% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. Depois de 60 dias em atraso, o débito sofrerá acréscimo de mais 5%.
Já para questões referentes a cadastros de veículos, licenciamentos e multas de trânsito, o contato deve ser feito diretamente com o Detran e CRVA.
Outras eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do canal Dúvidas Frequentes ou pelo Plantão Fiscal Virtual, ferramenta on-line disponível no site da Receita Estadual.
Os impostos inscritos em dívida ativa, os pagamentos devem ser realizados direta e exclusivamente no Banrisul, Banco do Brasil (somente para correntistas) e Banco Sicredi.