Auxílio doença INSS: O que muda no pagamento de 2021? Descubra aqui!

O auxílio doença INSS é um benefício destinado aos segurados da Previdência Social que estão incapacitados temporariamente para o exercício de sua profissão devido à doença ou acidente. O valor recebido tem como base o salário do trabalhador, por esse motivo, em 2021 o benefício terá reajuste.

Auxílio doença INSS: O que muda no pagamento de 2021? Descubra aqui!
Auxílio doença INSS: O que muda no pagamento de 2021? Descubra aqui! (Imagem: Reprodução/Google)

Em 2020 o INSS permitiu a antecipação do auxílio doença sem a necessidade de realizar a perícia médica. A decisão veio devido à pandemia de Covid-19 e as restrições sociais que inviabilizaram a consulta.

Com isso, os beneficiários receberam a antecipação de um salário mínimo, porém, quem tinha direito a um valor superior recebeu o restante durante o ano. Essa antecipação acabou no mesmo ano e agora para solicitar o auxílio é necessário passar na perícia.

A perícia médica deve ser agendada pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. No momento do agendamento o segurado deve escolher a data, horário e local do atendimento.

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, os atendimentos têm acontecido em até 30 dias. A lei obriga o Instituto concluir a análise do auxílio doença em até 45 dias.

A Secretaria também informou que 492 agências estão realizando a perícia. Porém, de acordo com o Conselho Nacional de Previdência Social, 1.062 agências estão atendendo presencialmente em todo o Brasil. Dessa maneira, apenas 46,3% estão oferecendo o atendimento pericial.

Quem pediu o benefício a partir de fevereiro de 2020, mas por algum motivo não recebeu, tem até o dia 16 de janeiro deste ano para agendar a perícia. Caso o pedido seja aprovado, receberá o retroativo a partir da data de entrada do requerimento.

Novo valor do auxílio doença

O auxílio paga 91% do salário recebido pelo segurado a partir da média dos maiores recebimentos durante 80% do período de contribuição. Dessa maneira, com o reajuste do salário mínimo para R$ 1.100, os segurados do INSS irão receber um pouco a mais em 2021.

Como agendar a perícia para o auxílio doença no Meu INSS

  • Acesse o Meu INSS;
  • Faça login no sistema;
  • Escolha a opção “Agende sua Perícia”;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.