Inscrições do Encceja 2020/2021 começam na segunda-feira (11); saiba como participar

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja 2020/2021 é uma prova aplicada pelo Inep, e que cuida da certificação de estudantes do ensino fundamental e médio.

Inscrições do Encceja 2020/2021 começam na segunda-feira (11); saiba como participar
Inscrições do Encceja 2020/2021 começam na segunda-feira (11); saiba como participar (Imagem/Reprodução: Google)

O Inep publicou em novembro o edital do Encceja 2020/2021, segundo o cronograma previsto, as inscrições começam já na próxima semana.

Quem pode se inscrever

O Encceja 2020/2021 é voltado aos estudantes que não concluíram os estudos em idade regular. Estão aptos a participar do exame estudantes do ensino fundamental que tenha, pelo menos, 15 anos e do ensino médio com no mínimo 18 anos de idade.

Lembrando que a participação é voluntária e gratuita. Apenas paga a GRU (guia de recolhimento da União) quem não justificou sua ausência na edição anterior.

Inscrições Encceja 2020/2021

As inscrições estarão disponíveis entre 11 e 22 de janeiro, no Site do Exame. Nesse mesmo período, quem necessitar de atendimento especial deverá fazer a solicitação.

 Cronograma Completo Encceja 2020/2021

Confira abaixo as datas importantes para quem deseja participar do Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos:

  • Inscrições e Solicitação de atendimento especial: Entre 11 e 22 de janeiro;
  • Ressarcimento: De 11 a 27 de janeiro
  • Resultado da análise dos pedidos de atendimento especial: 1º de fevereiro
  • Recurso contra o resultado do atendimento especial: Entre 1º e 5 de fevereiro;
  • Divulgação do resultado dos recursos: 12 de fevereiro;
  • Solicitação de tratamento pelo nome social: Entre 11 e 21 de janeiro;
  • Resultado da análise dos pedidos de tratamento pelo nome social: 1º de fevereiro;
  • Período de abertura de recurso: De 1º a 5 de fevereiro;
  • Resultado dos recursos: 12 de fevereiro;
  • Aplicação do Encceja 2020/2021: 24 de abril.

O ressarcimento é destinado aquelas pessoas que não justificaram sua ausência no Exame de 2019 ou tiveram seu pedido de justificativa recusado. O valor a ser pago é de R$ 40.

Afinal, o que é o Encceja?

O nome representa o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que nada mais é do que uma forma daqueles estudantes que não concluíram o ensino fundamental e médio obterem o certificado de conclusão.

A prova acontece desde 2002 em todos os estados brasileiros e o Distrito Federal e geralmente conta com apenas uma edição anual.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA