Detran-MT autoriza volta das provas práticas para emissão da CNH

Nesta quarta-feira (6), o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) anunciou que as provas práticas no interior do estado serão retomadas em janeiro. A decisão foi tomada após a liberação orçamentária para o pagamento das diárias dos servidores que atuam nas bancas volantes.

Detran-MT autoriza volta das provas práticas para emissão da CNH
Detran-MT autoriza volta das provas práticas para emissão da CNH (Imagem: Carolina Alonso/Detran-MT)

A banca volante atuou até dia 23 de dezembro do ano passado, até o momento da paralização da aplicação dos exames práticos no interior do Mato Grosso.

O motivo para a interrupção foi devido ao fechamento do orçamento, de forma a impossibilitar a continuidade do cronograma de viagens.

Durante muitos anos, banca volante do Detran-MT trabalhou com o calendário iniciando sempre no mês de março — com um intervalo entre as provas de até 90 dias em diversos municípios. Isso ocorreu pelo fato de que a equipe examinadora se deslocava sempre de Cuiabá para aplicar os testes no interior.

Diante dessa situação, a atual gestão formou 144 servidores no ano passo. Foram implantadas bancas fixas em 27 municípios. Como resultado, a capacidade de atendimento subiu de 30% para 70% da aplicação dos exames práticos de direção no estado.

Essa media possibilitou que o interior do estado pudesse ter maior autonomia, devido à descentralização do serviço. O órgão destaca que a aplicação dos testes práticos de direção não foi paralisada nos municípios que possuem banca fixa — compostas por servidores lotados nas unidades do interior.

Para o primeiro semestre deste ano, o Detran-MT pretende aumentar a composição de novas bancas fixas. A ação seria por meio da capacitação de mais servidores. Sendo assim, o órgão planeja alcançar mais municípios com a aplicação das provas de forma contínua.

Detran-MT moderniza as etapas para obter a CNH

Durante o ano passado, o Detran-MT promoveu mudanças para a modernização do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

As aulas teóricas passaram a ser monitoradas de forma eletrônica pelo órgão, por meio de reconhecimento facial e biometria. As aulas também passaram a ser filmadas.

Para as aulas práticas, houve a implantação de um sistema de telemetria nos veículos de todos os Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso.

No caso da prova teórica digital, o órgão adquiriu 300 novos computadores e leitores biométricos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.