Matrícula escolar 2021 abre inscrições para NOVOS alunos em Cuiabá

O ano de novo já começa com o calendário de matrícula escolar 2021 a todo vapor em Cuiabá. Novos alunos com idade a partir de 4 anos podem ser matriculados na rede municipal já essa semana.

Matrícula escolar 2021 abre inscrições para NOVOS alunos em Cuiabá
Matrícula escolar 2021 abre inscrições para NOVOS alunos em Cuiabá (Imagem/Reprodução: Prefeitura de Cuiabá)

Começa amanhã (5) a matrícula escolar 2021 para novos estudantes da educação infantil.

Calendário de matricula escolar 2021 em Cuiabá

O processo de matrícula deve acontecer de acordo com a ordem de acesso ao sistema. Assim, a partir das 8h do dia 5 ao dia 6 os estudantes das zonas norte e leste poderão se matricular. Nos dias 7 e 8 serão os estudantes das zonas sul e oeste.

Nesses dias serão recebidos novos alunos da educação infantil ao ensino fundamental. O processo inicialmente deve acontecer de forma virtual, após o preenchimento dos formulários os responsáveis deverão se dirigir até a unidade escolar que escolheram para matricula.

Vale ressaltar que os interessados em matricular seus filhos na Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEB), e em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI) que oferecem Educação Infantil na faixa etária de 4 e 5 anos, manifestou o interesse anteriormente.

Como afirma Edilene de Souza Machado, secretária interina de Educação:

“Enquanto que para a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses de idade os pais ou responsáveis fizeram uma solicitação, agora eles estarão realizando a matrícula que deve ser confirmada com a entrega dos documentos solicitados no edital, na unidade educacional”.

Aulas em 2021

As aulas em Cuiabá devem ser retomadas em 8 de fevereiro. No entanto, ainda não está definido se será um retorno presencial ou à distância.

“Essa é uma decisão que será tomada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do qual fazem parte autoridades das áreas da Saúde. De qualquer forma, a Secretaria de Educação e a rede pública municipal estão preparadas para que esse retorno seja seguro, de forma presencial ou híbrida. Temos um plano de retomada”, disse a secretária interina.

Em novembro, Alan Porto assumiu o cargo de novo secretário de educação de Mato Grosso. Já no começo de sua gestão ele afirmou que o retorno deve acontecer em 1º de fevereiro e que o ano letivo deve 320 horas a mais.

A distribuição dessas horas ainda não foi divulgada. Mas é possível que ocorram aulas aos sábados para atender às 1.120 horas.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.