IPTU 2021: Prefeitura do Rio libera impressão da guia de pagamento; veja como acessar

No Rio de Janeiro, boletos do IPTU não serão mais entregues pelos Correios. Nessa quarta-feira (06), a prefeitura municipal informou, por meio de uma publicação no Diário Oficial, que não estará mais enviando os carnês de cobrança do Imposto Predial Urbano Territorial. De acordo com o informe, agora o documento deverá ser gerado apenas pela internet.

IPTU 2021: Prefeitura do Rio libera impressão da guia de pagamento; veja como acessar (Imagem: Pedro Kirilos/Riotur)
IPTU 2021: Prefeitura do Rio libera impressão da guia de pagamento; veja como acessar (Imagem: Pedro Kirilos/Riotur)

O mês de janeiro chegou e com ele é preciso ficar atento as cobranças do IPTU. Os moradores da capital carioca acabaram de receber novas orientações quanto a prestação de contas do tributo. Neste ano, visando reduzir os custos da administração pública, os boletos ficarão presentes apenas pela internet.

Como acessar o boleto do IPTU online?

Para poder emitir os carnês de cobrança, a população deverá acessar o portal carioca.rio. Basta clicar no link informado, selecionar a função de cobranças – impostos – IPTU – pagamento e informar o número de registro do imóvel.

O procedimento é simples e pode ser feito em menos de 10 minutos. Uma vez gerada a guia, o contribuinte pode salva-la em seu computador ou imprimir caso deseje pagar em alguma instituição bancária física.

Novos informes

De acordo com a declaração da prefeitura, a suspensão da impressão e envio pelos Correios se deu mediante o interesse de reduzir seus custos. Anualmente eram enviados 1,6 milhões de boletos em toda a cidade.

Porém, neste ano caberá aos moradores ir atrás da cobrança e ficar atentos aos prazos de vencimento. Para quem desejar optar pela cota única que oferta um desconto de 7% é só imprimir a guia geral.

Já no caso dos que preferirem parcelar a cobrança, a cada dia 5 de todo mês será preciso acessar o site para emitir a guia mensal e assim quita-la.

Prazos de vencimento

  • A cota única vai vencer no dia 5 de fevereiro;
  • Primeira parcela por divisão vence dia 5 de março;
  • Segunda parcela por divisão vence dia 8 de abril;
  • Terceira parcela por divisão vence dia 7 de maio;
  • Quarta parcela por divisão vence dia 8 de junho;
  • Quinta parcela por divisão vence dia 7 de julho;
  • Sexta parcela por divisão vence dia 6 de agosto;
  • Sétima parcela por divisão vence dia 8 de setembro;
  • Oitava parcela por divisão vence dia 7 de outubro;
  • Nona parcela por divisão vence dia 8 de novembro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA