IPTU 2021: Prefeitura do Rio libera impressão da guia de pagamento; veja como acessar

No Rio de Janeiro, boletos do IPTU não serão mais entregues pelos Correios. Nessa quarta-feira (06), a prefeitura municipal informou, por meio de uma publicação no Diário Oficial, que não estará mais enviando os carnês de cobrança do Imposto Predial Urbano Territorial. De acordo com o informe, agora o documento deverá ser gerado apenas pela internet.

IPTU 2021: Prefeitura do Rio libera impressão da guia de pagamento; veja como acessar (Imagem: Pedro Kirilos/Riotur)
IPTU 2021: Prefeitura do Rio libera impressão da guia de pagamento; veja como acessar (Imagem: Pedro Kirilos/Riotur)

O mês de janeiro chegou e com ele é preciso ficar atento as cobranças do IPTU. Os moradores da capital carioca acabaram de receber novas orientações quanto a prestação de contas do tributo. Neste ano, visando reduzir os custos da administração pública, os boletos ficarão presentes apenas pela internet.

Como acessar o boleto do IPTU online?

Para poder emitir os carnês de cobrança, a população deverá acessar o portal carioca.rio. Basta clicar no link informado, selecionar a função de cobranças – impostos – IPTU – pagamento e informar o número de registro do imóvel.

O procedimento é simples e pode ser feito em menos de 10 minutos. Uma vez gerada a guia, o contribuinte pode salva-la em seu computador ou imprimir caso deseje pagar em alguma instituição bancária física.

Novos informes

De acordo com a declaração da prefeitura, a suspensão da impressão e envio pelos Correios se deu mediante o interesse de reduzir seus custos. Anualmente eram enviados 1,6 milhões de boletos em toda a cidade.

Porém, neste ano caberá aos moradores ir atrás da cobrança e ficar atentos aos prazos de vencimento. Para quem desejar optar pela cota única que oferta um desconto de 7% é só imprimir a guia geral.

Já no caso dos que preferirem parcelar a cobrança, a cada dia 5 de todo mês será preciso acessar o site para emitir a guia mensal e assim quita-la.

Prazos de vencimento

  • A cota única vai vencer no dia 5 de fevereiro;
  • Primeira parcela por divisão vence dia 5 de março;
  • Segunda parcela por divisão vence dia 8 de abril;
  • Terceira parcela por divisão vence dia 7 de maio;
  • Quarta parcela por divisão vence dia 8 de junho;
  • Quinta parcela por divisão vence dia 7 de julho;
  • Sexta parcela por divisão vence dia 6 de agosto;
  • Sétima parcela por divisão vence dia 8 de setembro;
  • Oitava parcela por divisão vence dia 7 de outubro;
  • Nona parcela por divisão vence dia 8 de novembro.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.