No Rio de Janeiro, boletos do IPTU não serão mais entregues pelos Correios. Nessa quarta-feira (06), a prefeitura municipal informou, por meio de uma publicação no Diário Oficial, que não estará mais enviando os carnês de cobrança do Imposto Predial Urbano Territorial. De acordo com o informe, agora o documento deverá ser gerado apenas pela internet.
O mês de janeiro chegou e com ele é preciso ficar atento as cobranças do IPTU. Os moradores da capital carioca acabaram de receber novas orientações quanto a prestação de contas do tributo. Neste ano, visando reduzir os custos da administração pública, os boletos ficarão presentes apenas pela internet.
Como acessar o boleto do IPTU online?
Para poder emitir os carnês de cobrança, a população deverá acessar o portal carioca.rio. Basta clicar no link informado, selecionar a função de cobranças – impostos – IPTU – pagamento e informar o número de registro do imóvel.
O procedimento é simples e pode ser feito em menos de 10 minutos. Uma vez gerada a guia, o contribuinte pode salva-la em seu computador ou imprimir caso deseje pagar em alguma instituição bancária física.
Novos informes
De acordo com a declaração da prefeitura, a suspensão da impressão e envio pelos Correios se deu mediante o interesse de reduzir seus custos. Anualmente eram enviados 1,6 milhões de boletos em toda a cidade.
Porém, neste ano caberá aos moradores ir atrás da cobrança e ficar atentos aos prazos de vencimento. Para quem desejar optar pela cota única que oferta um desconto de 7% é só imprimir a guia geral.
Já no caso dos que preferirem parcelar a cobrança, a cada dia 5 de todo mês será preciso acessar o site para emitir a guia mensal e assim quita-la.
Prazos de vencimento
- A cota única vai vencer no dia 5 de fevereiro;
- Primeira parcela por divisão vence dia 5 de março;
- Segunda parcela por divisão vence dia 8 de abril;
- Terceira parcela por divisão vence dia 7 de maio;
- Quarta parcela por divisão vence dia 8 de junho;
- Quinta parcela por divisão vence dia 7 de julho;
- Sexta parcela por divisão vence dia 6 de agosto;
- Sétima parcela por divisão vence dia 8 de setembro;
- Oitava parcela por divisão vence dia 7 de outubro;
- Nona parcela por divisão vence dia 8 de novembro.