IPTU 2021: Cidades da Baixada Santista publicam NOVOS calendários de pagamentos

Moradores da Baixada Santista devem ficar atentos ao calendário de pagamento do IPTU 2021. Com a virada do ano, uma nova rodada de cobranças passa a ser feita sobre o Imposto Predial Urbano Territorial. Para quem reside em Santos e demais redondezas os reajustes de valores já foram liberados, juntamente com seus vencimentos.

IPTU 2021: Cidades da Baixada Santista publicam calendário de pagamentos (Imagem: Arquivo/Sindicato dos Bancários de Santos)
IPTU 2021: Cidades da Baixada Santista publicam calendário de pagamentos (Imagem: Arquivo/Sindicato dos Bancários de Santos)

O IPTU está entre os primeiros impostos pagos pela população brasileira. Anualmente as prefeituras renovam os valores das cobranças e estabelecem prazos limites para que as dívidas sejam quitadas. Esse ano, há possibilidades de descontos por meio da cota única para Baixada Santista.

Valores e datas do IPVA 2021 por município

Por ser um tributo gerenciado pela prefeitura local, cada cidade tem um calendário e reajuste diferente.

Para quem mora em Santos, por exemplo, o reajuste foi de mais 2,32%, podendo o cidadão ter um desconto de 4% caso opte pela cota única.

O local com a maior isenção por meio do pagamento a vista foi Praia Grande, onde a população poderá obter até 10% de desconto no valor total do imposto. Já em Peruíbe, o reajuste foi mais baixo, sendo de 3% até 5%.

Aqueles que desejarem sanar o IPTU inteiro de uma única vez para ter valores mais baixos devem ficar atentos as datas limites exibidas abaixo:

Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021

Cidade Reajuste Desconto à vista Vencimento
Bertioga 3,92% 3% 29 de janeiro (1ª parcela e cota única)
Cubatão 4,77% 5% 25 de janeiro (1ª parcela e cota única)
Guarujá 3,88% 3% 14 de janeiro (zona central); 19 de janeiro (zona sul); 21 de janeiro (zonas oeste e leste); 28 de janeiro (zonas norte e sul)
Itanhaém 2,09% 5% 10 de janeiro
Mongaguá 3,92% 5% 15 de janeiro para cota única e 10 de janeiro para 1ª parcela
Peruíbe 2,69% de 3% a 5% 10 de janeiro
Praia Grande sem aumento de 5% a 10% 20 de janeiro
Santos 2,31% 4% de 3 a 22 de janeiro
São Vicente 3,14% 5% 8 de janeiro (cota única) e 1ª parcela entre os dias 10 e 17 de janeiro

Emissão de boletos do IPTU na Baixada Santista

Em todas as regiões a prefeitura envia o carnê de pagamento do imposto. Porém, para quem quiser se antecipar é possível acessar o documento pela internet.

Basta entrar no site da prefeitura da sua cidade, selecionar a função impostos – IPTU e ao informar o número do registro do imóvel imprimir o boleto.

Não se pode esquecer que a inadimplência tende a resultar na publicação do nove do devedor na lista de dívidas do governo.

Para mais informações sobre o IPTU de São Paulo e outras regiões fique de olho em nossa página exclusiva sobre.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.