IPTU 2021: Cidades da Baixada Santista publicam NOVOS calendários de pagamentos

Moradores da Baixada Santista devem ficar atentos ao calendário de pagamento do IPTU 2021. Com a virada do ano, uma nova rodada de cobranças passa a ser feita sobre o Imposto Predial Urbano Territorial. Para quem reside em Santos e demais redondezas os reajustes de valores já foram liberados, juntamente com seus vencimentos.

IPTU 2021: Cidades da Baixada Santista publicam calendário de pagamentos (Imagem: Arquivo/Sindicato dos Bancários de Santos)
IPTU 2021: Cidades da Baixada Santista publicam calendário de pagamentos (Imagem: Arquivo/Sindicato dos Bancários de Santos)

O IPTU está entre os primeiros impostos pagos pela população brasileira. Anualmente as prefeituras renovam os valores das cobranças e estabelecem prazos limites para que as dívidas sejam quitadas. Esse ano, há possibilidades de descontos por meio da cota única para Baixada Santista.

Valores e datas do IPVA 2021 por município

Por ser um tributo gerenciado pela prefeitura local, cada cidade tem um calendário e reajuste diferente.

Para quem mora em Santos, por exemplo, o reajuste foi de mais 2,32%, podendo o cidadão ter um desconto de 4% caso opte pela cota única.

O local com a maior isenção por meio do pagamento a vista foi Praia Grande, onde a população poderá obter até 10% de desconto no valor total do imposto. Já em Peruíbe, o reajuste foi mais baixo, sendo de 3% até 5%.

Aqueles que desejarem sanar o IPTU inteiro de uma única vez para ter valores mais baixos devem ficar atentos as datas limites exibidas abaixo:

Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021

Cidade Reajuste Desconto à vista Vencimento
Bertioga 3,92% 3% 29 de janeiro (1ª parcela e cota única)
Cubatão 4,77% 5% 25 de janeiro (1ª parcela e cota única)
Guarujá 3,88% 3% 14 de janeiro (zona central); 19 de janeiro (zona sul); 21 de janeiro (zonas oeste e leste); 28 de janeiro (zonas norte e sul)
Itanhaém 2,09% 5% 10 de janeiro
Mongaguá 3,92% 5% 15 de janeiro para cota única e 10 de janeiro para 1ª parcela
Peruíbe 2,69% de 3% a 5% 10 de janeiro
Praia Grande sem aumento de 5% a 10% 20 de janeiro
Santos 2,31% 4% de 3 a 22 de janeiro
São Vicente 3,14% 5% 8 de janeiro (cota única) e 1ª parcela entre os dias 10 e 17 de janeiro

Emissão de boletos do IPTU na Baixada Santista

Em todas as regiões a prefeitura envia o carnê de pagamento do imposto. Porém, para quem quiser se antecipar é possível acessar o documento pela internet.

Basta entrar no site da prefeitura da sua cidade, selecionar a função impostos – IPTU e ao informar o número do registro do imóvel imprimir o boleto.

Não se pode esquecer que a inadimplência tende a resultar na publicação do nove do devedor na lista de dívidas do governo.

Para mais informações sobre o IPTU de São Paulo e outras regiões fique de olho em nossa página exclusiva sobre.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.