Inscrição FIES 2021: Veja como funciona processo seletivo para financiamento

O Fundo de Financiamento Estudantil concede o financiamento de nível superior em instituições privadas para estudantes que se encaixam em algum dos seus grupos. O FIES 2021 deve iniciar sua seleção ainda em janeiro.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Inscrição FIES 2021: Veja como funciona processo seletivo para financiamento
Inscrição FIES 2021: Veja como funciona processo seletivo para financiamento (Imagem/Reprodução: Google)

FIES 2021: Como é feita a seleção?

Primeiramente, para participar do FIES é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.

A seleção do Fundo de Financiamento Estudantil é bem parecida com a de outros programas de ingresso no ensino superior. Ou seja, os estudantes são selecionados pela nota alcançada no exame, ele concorre diretamente com os outros inscritos no mesmo curso, turno e faculdade em que ele se candidatou.

publicidade

Como se inscrever no FIES 2021 

As inscrições devem começar em 26 de janeiro. Para realizar o processo o estudante deve acessar ao Site do Programa e seguir o passo a passo:

  1. O login no site do Fies 2021 será feito com o CPF, data de nascimento e e-mail. Além disso, ele deverá gerar uma senha;
  2. Após o primeiro acesso, é necessário aguardar o e-mail de validação para poder de fato acessar a plataforma;
  3. O candidato deve acessar novamente o Sistema Fies e fazer de fato sua inscrição;
  4. É no momento da inscrição que ele deverá inserir mais dados pessoais e selecionar o curso e a instituição em que pretende ingressar. É possível escolher até 3 cursos, lembrando que a ordem no sistema define a prioridade do candidato.
  5. Com o nome na lista de pré-selecionados, é necessário acessar ao site SisFies em até 5 dias.
  6. Nesse momento, o estudante precisará informar os dados do financiamento;
  7. Após a conclusão dos passos no SisFies, o prazo de 10 dias começa a contar e será necessário se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição em que se vai estudar para fazer a validação das informações.
  8. O último passo da inscrição é a oficialização do financiamento, o que deve ser feito no prazo de 10 dias. Nessa etapa, o estudante e o fiador, caso seja necessário um, devem ir até o banco escolhido.

FIES 2021: Preciso de Fiador?

O estudante deve se apresentar com o fiador diretamente na unidade bancária, podendo o fiador e o estudante ficarem com status de inadimplentes quando o pagamento é atrasado.

Salvo nos casos em que não é necessário um fiador para a contratação do Fies, veja abaixo quais são eles:

  • Bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos;
  • Alunos de cursos de licenciatura;
  • Candidatos com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.