TUDO que o Detran alterou nas documentações e prazos a partir deste mês

Desde ontem (4), o Detran deixou de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), e o Certificado de Registro de Veículo (CRV) de papel. Aqueles que precisarem de uma nova via, independente do motivo, terão que acessar a versão digital.

publicidade
Veja TUDO que o Detran alterou nas documentações e prazos a partir deste mês
TUDO que o Detran alterou nas documentações e prazos a partir deste mês (Imagem: Reprodução/Google)

Essa mudança será realizada no país inteiro, já que depois da extinção do DPVAT, a Seguradora Líder, que era responsável pelo fornecimento do papel para a impressão dos documentos, parou de distribuir para os Detrans.

Com isso, o Detran agilizou a digitalização dos documentos para evitar maiores transtornos.

publicidade

Aqueles que já retiraram o documento de papel do seu veículo não precisam ficar preocupados em trocar pelo digital, o documento continua valendo e só será substituído quando o veículo passar por alguma alteração.

Por exemplo, de característica, mudança de estado ou município, quando for realizada nova transação de compra e venda, ou ainda se o documento em papel for perdido.

Os motoristas que ainda não emitiram o seu documento neste ano de 2021 devem:

  • Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, logo após a quitação da taxa referente ao Licenciamento Anual;
  • fazer o seu cadastro;
  • Acesse a aba “Veículos” e clique em “Adicionar CRLV”;
  • Preencha o número do Renavam, o número de segurança do CRV e siga os passos seguintes para emitir o documento digital.

CRV

O Certificado de Registro do Veículo (CRV), que é chamado de documento de compra e venda ou DUT-recibo, vai ser apenas digital e receberá o nome de ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital).

Aqueles CRVs expedidos em papel moeda que estão em boas condições vão continuar válidos, e deverão ser mantidos para utilização em uma futura transferência de propriedade. 

publicidade

Os veículos registrados, ou seja, primeiro emplacamento, transferência de propriedade, alteração de características, vão receber um documento que certifica a propriedade do veículo integrado ao documento de licenciamento anual no formato digital.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Elees deverão solicitar a expedição da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e), quando for confirmada uma transação comercial de compra ou venda do veículo.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.