IPVA RS 2021 garante desconto para quem quitar débito NESTE mês!

Os proprietários de veículos do Rio Grande do Sul que realizarem o pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até dia 29 de janeiro, terão desconto de 3%. Além dessa porcentagem de desconto, o contribuinte poderá ter vantagens de até 22,4% no IPVA RS 2021.

IPVA RS 2021 garante desconto para quem quitar débito neste mês!
IPVA RS 2021 garante desconto para quem quitar débito neste mês! (Imagem: Montagem/FDR)

Para que o proprietário consiga o desconto máximo, além dos 3% do pagamento antecipado — antes do vencimento por placas em abril —, será preciso somar as vantagens em outros programas.

Pelo Bom Motorista, será possível ter até 15% de desconto — em caso de três anos sem infrações de trânsito. Pelo Bom Cidadão, o motorista poderá ter até 5% para 150 notas fiscais ou mais com CPF.

Desconto para o pagamento parcelado

Quem optar pelo pagamento do imposto em três parcelas também poderá ter desconto. Neste caso, será preciso pagar a primeira parcela até dia 29 de janeiro, com 3% de desconto.

A segunda parcela acontece até dia 26 de fevereiro, com desconto de 2%. Por último, a terceira parcela será até 31 de março, com 1% de redução.

Além dessa redução pela antecipação do IPVA parcelado, ainda será possível ter outros descontos pelo Bom Motorista e Bom Cidadão. Para isso, o motorista deverá ter direito aos benefícios.

Caso queira parcelar o imposto, será obrigatório o pagamento em três vezes nos prazos estabelecidos.

Locais de pagamento do IPVA RS 2021

O proprietário poderá pagar o IPVA em qualquer agência, pontos de atendimentos ou por home banking, via internet, dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander.

O tributo também poderá ser pago nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil — exclusivo para clientes.

Para o pagamento parcelado, no entanto, não há disponibilidade de quitar os valores pelas agências lotéricas. Dessa forma, o contribuinte deverá pagar nos sistemas dos bancos credenciados.

O IPVA no Rio Grande do Sul deve ser pago por todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2002. Para o pagamento do imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa do veículo e o Renavam.

No caso da taxa de licenciamento e as multas, será possível realizar o pagamento de forma separada do IPVA. Para consultar os dados relacionados ao veículo, basta acessar o site do IPVA RS ou aplicativo — disponível para Android e iOS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.