IPVA 2021: Confira qual MELHOR forma de pagar o imposto esse ano

Com a chegada de um novo ano, diversos motoristas de todo o Brasil precisarão pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para isso, a pessoa poderá pagar à vista ou parcelado. Confira qual a melhor forma de quitar o IPVA 2021, conforme a situação de cada contribuinte.

IPVA 2021: Confira qual melhor forma de pagar o imposto esse ano Fator R do Simples Nacional
IPVA 2021: Confira qual melhor forma de pagar o imposto esse ano (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)

Assim como diversos impostos, o IPVA é uma cobrança recorrente em que os proprietários de veículos já estão habituados a pagar.

No entanto, de acordo com a realidade de cada pessoa, uma das formas de pagamento poderá ser a melhor opção.

Pagamento à vista do IPVA 2021

Em geral, os estados costumam oferecer descontos para quem realizar o pagamento do imposto à vista. Sendo assim, essa é a melhor opção para quem já tem o dinheiro reservado para quitar o valor antecipadamente.

A porcentagem de desconto varia conforme o estado. Mesmo que o desconto pareça pequeno, essa forma de pagamento poderá ser vantajosa no longo prazo. Se a pessoa possuir um hábito de economizar em diversas áreas da vida, o resultado no final do ano valerá a pena.

Outro ponto que pode ser positivo do pagamento à vista é que o contribuinte não corre o risco de pagar atrasado, por algum imprevisto ou esquecimento. Dessa forma, não será preciso pagar possíveis juros futuros.

IPVA 2021: Formas de DESCONTOS, Calendários, DETRANs, pagamentos e consulta

Pagamento parcelado do IPVA 2021

Diante da situação atual de crise financeira, por conta da pandemia de covid-19, muitos motoristas não possuem condição de pagar o IPVA em cota única. Caso o contribuinte esteja nessa situação, o pagamento em parcelas poderá fazer com que o orçamento seja diluído aos poucos.

Para quem está endividado, é importante buscar ao máximo quitar o tributo sem recorrer à outra dívida. Caso não haja alternativa, o contribuinte deve levar em conta alguns fatores para escolher a melhor forma de aporte.

Para decidir pela melhor linha de crédito, é importante buscar uma com um menor Custo Efetivo Total (CET). Vale também conferir se os juros são menores que os presentes em caso de atraso do imposto.

Independentemente da opção a ser escolhida, o motorista precisa realizar um planejamento financeiro. Com isso, o valor do IPVA não atrapalhará no orçamento ao longo do ano, de forma a evitar possível acúmulo de dívidas.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile