IPVA 2021: Confira qual MELHOR forma de pagar o imposto esse ano

Com a chegada de um novo ano, diversos motoristas de todo o Brasil precisarão pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para isso, a pessoa poderá pagar à vista ou parcelado. Confira qual a melhor forma de quitar o IPVA 2021, conforme a situação de cada contribuinte.

IPVA 2021: Confira qual melhor forma de pagar o imposto esse ano Fator R do Simples Nacional
IPVA 2021: Confira qual melhor forma de pagar o imposto esse ano (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)

Assim como diversos impostos, o IPVA é uma cobrança recorrente em que os proprietários de veículos já estão habituados a pagar.

No entanto, de acordo com a realidade de cada pessoa, uma das formas de pagamento poderá ser a melhor opção.

Pagamento à vista do IPVA 2021

Em geral, os estados costumam oferecer descontos para quem realizar o pagamento do imposto à vista. Sendo assim, essa é a melhor opção para quem já tem o dinheiro reservado para quitar o valor antecipadamente.

A porcentagem de desconto varia conforme o estado. Mesmo que o desconto pareça pequeno, essa forma de pagamento poderá ser vantajosa no longo prazo. Se a pessoa possuir um hábito de economizar em diversas áreas da vida, o resultado no final do ano valerá a pena.

Outro ponto que pode ser positivo do pagamento à vista é que o contribuinte não corre o risco de pagar atrasado, por algum imprevisto ou esquecimento. Dessa forma, não será preciso pagar possíveis juros futuros.

Pagamento parcelado do IPVA 2021

Diante da situação atual de crise financeira, por conta da pandemia de covid-19, muitos motoristas não possuem condição de pagar o IPVA em cota única. Caso o contribuinte esteja nessa situação, o pagamento em parcelas poderá fazer com que o orçamento seja diluído aos poucos.

Para quem está endividado, é importante buscar ao máximo quitar o tributo sem recorrer à outra dívida. Caso não haja alternativa, o contribuinte deve levar em conta alguns fatores para escolher a melhor forma de aporte.

Para decidir pela melhor linha de crédito, é importante buscar uma com um menor Custo Efetivo Total (CET). Vale também conferir se os juros são menores que os presentes em caso de atraso do imposto.

Independentemente da opção a ser escolhida, o motorista precisa realizar um planejamento financeiro. Com isso, o valor do IPVA não atrapalhará no orçamento ao longo do ano, de forma a evitar possível acúmulo de dívidas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.