IPTU 2021 Florianópolis garante desconto à vista OU parcelamento do débito; veja melhor opção

Janeiro começa com cobrança de impostos para os moradores de Florianópolis. Na última semana, a prefeitura municipal informou as condições de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021. Nessa rodada, a população poderá obter descontos de até 20% ou parcelar os carnês ao longo do primeiro semestre.

IPTU Florianópolis garante desconto à vista e parcelamento do débito; veja melhor opção (Imagem: Google)
IPTU Florianópolis garante desconto à vista OU parcelamento do débito; veja melhor opção (Imagem: Google)

Para quem mora em Florianópolis as notícias relacionadas a cobrança do IPTU são positivas. Devido ao elevado índice de contribuição na região, a prefeitura irá conceder um desconto de 20% para quem optar quitar por meio da cota única. Para esse grupo, o pagamento do valor total precisará ser feito até esta terça-feira (05).

No caso daqueles que preferirem dividir as cobranças, os carnes até o mês de março também terão descontos. Quem encerrar o débito até 5 de fevereiro terá uma isenção de 10% e 5 de março ficará com o valor 5% mais barato.

Por fim, na divisão dos meses adiante a cobrança não contará com reajustes inferiores, podendo ficar ainda mais caro caso haja atrasos nas datas determinadas mensalmente.

Boletos do IPTU na internet

Outra informação importante é que os pagamentos devem ser feitos através de plataformas digitais. Devido as contaminações pelo novo coronavírus a prefeitura está solicitando que a população evite aglomerações em bancos e casas lotéricas.

Os boletos já estão disponíveis e podem ser consultados pelo site do imposto. Para ter acesso, basta de conectar na página acima, informar o número de registro de contrato do imóvel e imprimir as guias de pagamento.

Reajuste anual no IPTU Florianópolis

Esse ano, o valor total da cobrança foi modificado e acrescentado em 3,92%, de acordo com a inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A expectativa é que o número de inadimplência seja ainda menor que em 2020, tendo em vista os efeitos econômicos do novo coronavírus.

Em caso de não pagamento, o titular do imóvel fica com o nome sujo na ficha pública e pode ainda ser convocado para uma avaliação quanto a apropriação do terreno.

Para mais informações sobre o IPTU 2021 em demais regiões do Brasil basta acompanhar nossa página exclusiva sobre o assunto.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.