CINCO motivos que podem cancelar pedido do auxílio doença no INSS

O auxílio doença é um benefício previdenciário pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aqueles que estão incapacitados para o trabalho ou sua atividade habitual. O salário passa a ser de responsabilidade da Previdência, após o afastamento pelo período superior a 15 dias.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
CINCO motivos que podem cancelar pedido do auxílio doença no INSS
CINCO motivos que podem cancelar pedido do auxílio doença no INSS (Imagem: Google)

Para receber esse benefício é necessário cumprir 3 requisitos:

  • Incapacidade para o trabalho ou atividade habitual
  • Cumprimento da carência
  • Ter qualidade de segurado
publicidade

O benefício é 60% dos pedidos realizados no INSS, mas é também um dos mais negados pelo órgão. Saiba aqui o que pode fazer com que o recebimento desse benefício seja negado.

Falta de peritos especialistas

Os médicos peritos não tem especialidade nas enfermidades que levam o trabalhador a solicitar o auxílio doença. O trabalhador precisa ser afastado para passar por uma perícia médica do INSS, que vai determinar se a pessoa está inabilitada para trabalhar.

Porém, como os médicos podem não ser especialistas, pode ser que um cardiologista tenha que diagnosticar um trabalhador com problema de ortopedia.

Muitos pedidos 

O benefício recebe grande número de pedidos, por conta disso, o órgão acaba sendo mais criterioso para evitar que seja desperdiçado o dinheiro público.

Falta de carência

O tempo de carência mínimo é o número de contribuições mensais que os segurados precisam fazer para ter direito ao benefício previdenciário.

Em boa parte dos benefícios o tempo mínimo de carência é de 12 contribuições mensais para o INSS

publicidade

Caso a incapacidade tenha sido causada por conta de acidente, esse período de carência é dispensado pelo órgão.

Ausência de exames

Sem os exames médicos podem prejudicar a solicitação dos documentos, isso pois os peritos muitas vezes não conseguem um diagnóstico preciso do tempo de incapacidade laborativa, o que resulta na negação do benefício.

Demora na solicitação

Muitos beneficiários deixam para solicitar o benefício apenas depois que está apto para retornar ao trabalho. 

publicidade

Se deixar para dar entrada no benefício quando já puder retornar ao trabalho, o INSS não vai pagar o benefício de forma retroativa.

Como revogar a negativa do auxílio doença?

Ao negar o pedido o trabalhador tem 3 opções:

  • Aceitar e voltar ao trabalho;
  • Entrar com recurso administrativo;
  • Tentar obter por meio judicial.
publicidade

O mais comum é entrar com um recurso administrativo, porém, muitas vezes mesmo que o paciente apresente todos os laudos e exames aos peritos em boa parte o recurso é negado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.