IRPF 2021: Veja como acessar o informe de rendimentos para incluir na declaração

Por meio do informe de rendimentos, uma pessoa física poderá indicar o quanto ganhou em determinado período. Para a declaração do Imposto de Renda, este documento facilitará na prestação de contas. Confira como acessar o informe de rendimentos para o IRPF 2021.

IRPF 2021: Veja como acessar o informe de rendimentos para incluir na declaração
IRPF 2021: Veja como acessar o informe de rendimentos para incluir na declaração (Imagem: Scott Graham/Unsplash)

O informe de rendimentos contém informações sobre os valores recebidos e pagos durante o ano-base. Sendo assim, o documento emitido em 2021 deve ter os recebimentos da mesma fonte pagadora — do período do dia 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2020.

Na Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), o informe deve estar anexado, caso o contribuinte se enquadre nos requisitos. Essa é uma prova dos ganhos obtidos pela pessoa em um período específico.

O preenchimento deste informe deve ser realizado de forma cautelosa. Caso aconteça alguma divergência nas informações contidas, a pessoa poderá ter problemas com a Receita Federal. Como resultado, o indivíduo poderá cair na malha fina fiscal.

Nesses informes, deverá conter dados completos sobre a fonte pagadora, o beneficiário, os rendimentos tributáveis e as retenções de impostos.

Como obter o informe de rendimentos para o IRPF 2021

As instituições e fontes pagadoras devem fornecer os informes de rendimentos anuais aos clientes e empregados. O documento deve ser repassado antes do período de entrega das declarações do Imposto de Renda.

Os informes devem ser enviados aos contribuintes de forma física ou virtual. Caso a pessoa ainda não tenha recebido, será preciso entrar em contato com a instituição ou fonte pagadora.

Por meio da internet, a pessoa possui algumas formas de ter acesso aos informes de rendimento. Pelas instituições financeiras, será possível saber sobre o informe por meio dos sites oficiais e aplicativos.

Pelas corretoras de valores, a pessoa consegue via home broker. Já no caso do INSS, será possível buscar as informações pelo portal Meu INSS.

Para os rendimentos referentes às relações de trabalho, o recebedor poderá entrar em contato com a Pessoa Jurídica em pauta para que o documento seja encaminhado. Ao receber os dados, é importante que a pessoa confira atentamente as informações, para evitar problemas futuros.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.