Serviços bancários ao rodízio de carros: TUDO que muda no feriado de Ano Novo

Devido ao feriado de Ano Novo, alguns estabelecimentos estarão fechados. Em outros casos, pose ser que tenha funcionamento, mas com horários especiais. Confira o que muda no funcionamento de alguns serviços durante esse período de virada de ano.

Serviços bancários ao rodízio de carros: Tudo que muda no feriado de Ano Novo
Serviços bancários ao rodízio de carros: Tudo que muda no feriado de Ano Novo (Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, as agências bancárias não funcionarão no dia 31 de dezembro e no dia 1 de janeiro, feriado de Ano Novo. Sendo assim, o atendimento voltará ao horário normal na próxima-segunda-feira (4).

Apesar do fechamento, os clientes poderão utilizar canais alternativos. Entre as opções, as pessoas poderão utilizar o internet banking, aplicativos de smartphone, caixas eletrônicos e telefones de centrais de atendimentos das instituições bancárias.

Contas de consumo

Os carnês e contas de consumo — como telefone, água e luz — vencidos no feriado poderão ser pagos no próximo dia útil, sem acréscimo. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

Comércio de rua e shoppings

Os estabelecimentos terão horários de funcionamento de acordo com as próprias políticas. De forma geral, os shoppings abrem das 10h às 15h para as lojas no dia 31. No caso da parte de alimentação, o horário, em geral, será das 11h às 15h.

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) não especificou nenhum horário recomendado para o funcionamento. Pela parte do comércio de rua, a maioria das cidades do estado de São Paulo deve funcionar das 8h às 16h para o dia 31.

Da mesma forma, os horários poderão ter horários diferentes de funcionamento.
Por conta da fase vermelha da pandemia de covid-19, a região com essa determinação deverá ter o funcionamento de somente os serviços essenciais. Em São Paulo, a fase vermelha estará vigente entre os dias 1 e 3 de janeiro.

Bares e restaurantes

Durante a véspera de réveillon, os bares e restaures seguem a determinação da fase amarela, conforme estabelecido para a região. Os bares devem funcionar até às 20h. Já os restaurantes devem funcionar até às 22h. Para os dois casos, o consumo de bebida alcoólica é permitido até às 20h.

Com a fase vermelha do dia 1 a 3 de janeiro, os bares e restaurantes poderão funcionar somente para entrega. O consumo no local não está autorizado.

Postos do INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Paulo funcionam no dia 31 das 7h às 14h. No dia 1, não haverá funcionamento. Devido à pandemia, os atendimentos devem ser feitos por meio de um agendamento.

Correios

Durante os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, as agências dos Correios não funcionarão. Da mesma forma, não haverá entrega neste período. As agências que abrem aos sábados retomarão as atividades no dia 2.

Poupatempo e Procon-SP

O Poupatempo e o Procon-SP não funcionam no dia 31 de dezembro e 1 de janeiro. As atividades retomam no dia 4, segunda-feira.

Outras atividades em São Paulo durante o feriado de Ano Novo

O rodízio de carros em São Paulo funcionará durante o dia 31 de dezembro. Para o dia 1 de janeiro, por outro lado, estará suspenso.

O estacionamento rotativo da capital paulista, a Zona Azul, funcionará normalmente na maioria das regiões pelo dia 31. Para o dia 1, seguirá a regra de feriados. A exceção são s áreas de bolsões internos do parque Ibirapuera e entorno — com o cartão Zona Azul digital liberado para esses dois dias

Para os dias 31 e 1 de janeiro, haverá atendimento normal nos hospitais municipais, Assistências Médicas Ambulatórias (AMAs) 24h, prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.