Os moradores de Florianópolis poderão quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com até 20% de desconto. Para isso, será preciso pagar o imposto em cota única. Além do pagamento à vista, o contribuinte poderá realizar o pagamento em 10 parcelas. Descubra como será a cobrança do IPTU 2021.
Para o IPTU 2021 de Florianópolis, haverá um reajuste de 3,92%. Esta mudança ocorreu de acordo com a inflação indicada no Índice Nacional de Preços ao consumidor Amplo (IPCA).
Por volta de 250 mil carnês têm sido distribuídos pela Prefeitura. Por meio do documento, o contribuinte poderá escolher entre o pagamento em cota única ou parcelado.
Além do pagamento do IPTU, o contribuinte deverá efetuar o pagamento da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS). Neste caso, não há desconto para a cota única.
Vale destacar que o carnê físico possui apenas guias para duas parcelas impressas, além do guia para cota única. Para ter acesso às demais parcelas, o morador deverá adquirir de forma on-line, por meio do site da Prefeitura de Florianópolis.
Devido à pandemia de covid-19, a Prefeitura orienta que as pessoas paguem o imposto em casa, por meio do site da Prefeitura. Para consultar o valor a ser pago, basta inserir o número de inscrição imobiliária, escolher o ano de 2021 e conferir o boleto.
No entanto, se o morador não puder pagar de forma online, o IPTU ainda poderá ser quitado em totens de autoatendimento no prédio do Pró-Cidadão. O estabelecimento fica na Rua João Pinto, nº 156 — Centro.
Opções de pagamento do IPTU 2021 de Florianópolis
Para o pagamento do IPTU 2021 em cota única, o desconto varia de acordo com a data de pagamento. Confira:
- 20% de desconto — 5 de janeiro
- 10% de desconto — 5 de fevereiro
- 5% de desconto — 5 de março
No caso do TCRS em cota única, o prazo é para o dia 5 de março. Não há desconto para essa taxa.
O IPTU e TCRS poderão ser pagos em 10 parcelas, com o mesmo vencimento. Confira os prazos estabelecidos:
- 1ª parcela — 5 de março
- 2ª parcela — 5 de abril
- 3ª parcela — 5 de maio
- 4ª parcela — 5 de junho
- 5ª parcela — 5 de julho
- 6ª parcela — 5 de agosto
- 7ª parcela — 6 de setembro
- 8ª parcela — 5 de outubro
- 9ª parcela — 5 de novembro
- 10ª parcela — 6 de dezembro