UFSC divulga métodos de ingressos pelo SiSU, ENEM 2020 e vestibulares anteriores

Como substituição da aplicação das provas do vestibular, a UFSC decidiu realizar o ingresso por meio de algumas modalidades. Acontece que essa decisão da instituição tem gerado bastante comentários por parte dos vestibulandos. Saiba agora como estudar na Universidade em 2021.

UFSC divulga métodos de ingressos pelo SiSU, ENEM 2020 e vestibulares anteriores
UFSC divulga métodos de ingressos pelo SiSU, ENEM 2020 e vestibulares anteriores (Imagem/Reprodução: Google)

De acordo com a Universidade Federal de Santa Catarina, a realização do tradicional vestibular poderia gerar aglomerações.

Então, a instituição decidiu pelo ingresso por meio do SiSU, Enem 2020 e provas de vestibulares anteriores.

Ingresso na UFSC em 2021

Para o primeiro semestre letivo de 2021 os estudantes terão a opção de escolher entre as seguintes modalidades de ingresso:

  • SiSU, que recebe 30% das vagas da instituição;
  • Enem, aceitando as edições de2017 a 2020, nessa modalidade estão destinadas 70% das vagas restantes;
  • Vestibulares da Universidade, são aceitas as provas dos anos de 2018 e 2018.2, 2019 e 2019.2 e 2020; para essa forma de ingresso estão destinadas o restante das vagas.

O calendário com as datas de inscrição desses processos seletivos ainda não foi definido.

Repercussão da decisão da UFSC

Como em muitas decisões referentes a educação divulgadas recentemente, os estudantes se sentiram prejudicados com a definição da UFSC. Como pontuou  Cauê Baasch, presidente do Diretório Central dos Estudantes:

“Muitos cidadãos que gostariam de estar buscando uma vaga na universidade não terão uma chance de usar outra nota do vestibular e não tem uma oportunidade para quem nunca fez o vestibular e quem nunca fez o Enem”.

Acontece que, a pandemia trouxe uma nova realidade para todos os segmentos da sociedade, e as universidades também foram afetadas, tendo que modificar seus calendários, formas de ingresso, suspender aulas e hoje a grande maioria se encontra com o semestre atrasado.

Sobre essa problemática, o chefe de gabinete da UFSC veio a público para explicar a posição da instituição:

“Nós entendemos aceitamos e entendemos todas as críticas, e ponderações e contestações à respeito das medidas feitas pela universidade, mas nesse momento e desde o início da pandemia o fundamental foi manter a firmeza nas decisões, mesmo que esse seja o preço, o custo da preservação de vidas”.

Fique informado sobre o ingresso 2021 na UFSC, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.