Inscrições do FIES 2021 começam no próximo dia 26; veja passo a passo

O Fundo de Financiamento Estudantil é a oportunidade ofertada pelo governo federal de ingresso no ensino superior em instituições privadas. As inscrições do Fies 2021 começam em breve e você fica informado sobre elas agora.

Inscrições do FIES 2021 começam no próximo dia 26; veja passo a passo
Inscrições do FIES 2021 começam no próximo dia 26; veja passo a passo (Imagem/Reprodução: Google)

As últimas semanas têm sido intensas para quem deseja concorrer a uma vaga no Fies para o próximo ano.

Desde que as informações sobre o programa foram divulgadas muitos debates surgiram. Principalmente pela impossibilita do uso da nota do Enem 2020 nessa primeira seleção.

Inscrições do Fies 2021, como fazer?

A partir do dia 26 de janeiro os candidatos poderão acessar o Site do Programa e se inscrever seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Após acessar o site, ele deve realizar o login informando o CPF, data de nascimento, e-mail e gerar uma senha;
  2. Após isso, ele deve receber um e-mail de validação, ao validar os dados, o candidato terá acesso ao sistema;
  3. Após a validação, o candidato deve acessar novamente o Sistema Fies e fazer de fato sua inscrição;
  4. É no momento da inscrição que ele deverá inserir mais dados pessoais e selecionar o curso e a instituição em que pretende ingressar. É possível escolher até 3 cursos, lembrando que a ordem no sistema define a prioridade do candidato.
  5. Após realizar todos os passos anteriores e ser pré-selecionado, o candidato precisa acessar ao sistema do SisFies em até 5 dias após a divulgação da lista.
  6. Nesse momento, o estudante precisará informar os dados do financiamento, a depender da modalidade de financiamento contratada, ele pode conseguir até juros zero.
  7. Após a conclusão dos passos no SisFies, o estudante tem o prazo de 10 dias para se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para fazer a validação das informações. Cada instituição de ensino superior que adere ao Fies tem uma CPSA própria.
  8. O último passo da inscrição é a oficialização do financiamento, o que deve ser feito no prazo de 10 dias. Nessa etapa, o estudante e o fiador, caso seja necessário um, devem ir até o banco escolhido e apresentar os documentos necessários.

Para ter acesso a mais informações sobre o Fies 2021, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.