Pague o IPVA 2021 do Rio Grande do Sul com 25% de desconto seguindo ESTAS regras

Os contribuintes que efetuarem o pagamento do IPVA 2021 à vista até o dia 30 de dezembro, podem garantir um desconto de até 25% no valor total do tributo. Os pagamentos antecipados contam com um abatimento de 3%, além da Unidade de Padrão Fiscal (UPF-RS) no patamar de 2020. Em janeiro, a UPF deve passar por uma atualização de 3,54%.

Pague o IPVA 2021 do Rio Grande do Sul com 25% de desconto seguindo ESTAS regras
Pague o IPVA 2021 do Rio Grande do Sul com 25% de desconto seguindo ESTAS regras (Imagem FDR)

Para chegar neste abatimento de 25%, é acrescentado os descontos de Bom Motorista, que pode ser de até 15% e de Bom Cidadão, com até 5%. Todos estes descontos são válidos para o pagamento até amanhã, 30.

O IPVA pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou através do internet banking dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. Quem preferir, pode efetuar o pagamento nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil, neste caso, semente para os clientes do banco.

A taxa de licenciamento, multa e seguro obrigatório podem ser quitadas separadamente do IPVA. Para pagar o tributo, o dono do veículo precisa apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

Bom Motorista

Os descontos para os bons motoristas se dividem em três faixas definidas de acordo com o período que o motorista passou sem cometer infrações.

Os motoristas que não cometeram infrações entre 1º de novembro de 2017 e 31 de outubro de 2020 (três anos), terão um abatimento de 15%. Já quem não teve nenhuma multa registrada após 1º de novembro de 2018 (dois anos) tem desconto de 10% e, por fim, de 1º de novembro de 2019 (um ano), o desconto é de 5%.

Bom Cidadão

Este desconto também se divide em três faixas e é concedido através da participação do contribuinte pessoa física, no Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), quando o consumidor informa o número de CPF no momento de suas compras.

O maior percentual de desconto é de 5% para consumidores com 150 ou mais notas registradas, 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas e de 1% para o contribuinte que tiver entre 51 a 99 documentos fiscais registrados.

IPVA 2021

Para conferir os dados relacionados ao automóvel como o valor do IPVA, muitas e pendências, o proprietário pode acessar o site ou baixar o aplicativo IPVA RS. O app é gratuito e está disponível para aparelhos iOS e Android gratuitamente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.