Inscritos no Bolsa Família são convocados a fazer cadastro do SUS; entenda

Os moradores do município de Belém, no estado do Pará, que são beneficiados pelo programa Bolsa Família devem atualizar o cadastro no Sistema único de Saúde (SUS) até a próxima quarta-feira (30). Quem possui plano de saúde particular também deve fazer a atualização e manter o cadastro no SUS.

Inscritos no Bolsa Família são convocados a fazer cadastro do SUS NESTE estado
Inscritos no Bolsa Família são convocados a fazer cadastro do SUS NESTE estado (Imagem: Reprodução/Google)

O Ministério da Saúde determinou que os morados de Belém realizassem a atualização do cadastro no SUS.

A ação pretende garantir o acesso às unidades Básicas de Saúde (UBS), e os demais serviços de saúde da capital.

A Secretaria de Saúde do município está convocando os moradores para o cadastro. É importante lembrar que quem recebe o Bolsa Família precisa estar com esses dados atualizados, correndo risco de ter o pagamento bloqueado.

Os belenenses que possuem plano de saúde particular também devem fazer a atualização do cadastro, pois com isso, serão repassados recursos e melhoramentos para o atendimento no sistema de saúde do município, de acordo com a demanda.

Todos devem fazer o cadastro até a próxima quarta-feira (30) pelo site da Prefeitura de Belém, em uma das Unidades de Saúde ou com o Agente Comunitário de Saúde do seu setor. A prefeitura orienta que prefira fazer a atualização dos dados pela internet.

A atualização dos dados é feito por família, mas deve seguir algumas regras. O primeiro a ser cadastro deve ser o responsável familiar que deve ter mais de 16 anos. Esse será responsável por informar todos os dados dos componentes da família.

Antes de iniciar a atualização é importante já conferir os documentos necessários e estar com eles em mãos no momento do cadastro para não cometer erros ou ter que cancelar a operação por falta de dados.

Dessa maneira, os documentos que serão exigidos para a atualização são: CPF, cartão do SUS, Número de Identificação Social (NIS) presente no cartão cidadão ou do Bolsa Família, número de telefone para contato e e-mail.

O responsável pela família, no momento do cadastro, deve estar com o CPF e o cartão do SUS de toda a família ou daqueles que possuem, pois será necessário preencher os dados de cada componente informando os números de identificação.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Inscritos no Bolsa Família são convocados a fazer cadastro do SUS; entenda

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA