Governo Bolsonaro vai conseguir tirar o Brasil da crise econômica em 2021?

Brasil corre o risco de viver uma crise econômica ainda pior em 2021. Na imprensa nacional muito têm se falado sobre as projeções financeiras dos próximos 12 meses. Há quem acredite que o governo não conseguirá driblar o momento de tensão e outros mais positivistas que esperam pequenas melhorias. No texto abaixo, acompanhe as previsões de especialistas.

Governo Bolsonaro vai conseguir tirar o Brasil da crise econômica em 2021? (Imagem: Google)
Governo Bolsonaro vai conseguir tirar o Brasil da crise econômica em 2021? (Imagem: Google)

Entre os efeitos do novo coronavírus, além da morte de milhares de pessoas, restou também um rombo no orçamento da união. Milhares de trabalhadores desempregados, famílias dependendo de programas de transferência de renda e o governo afirmando não ter recursos para amenizar a situação.

Governo pode criar novos aliados

Em reportagem especial, a BBC News Brasil ouviu série de especialistas — Daniel Duque (Ibre-FGV), Julia Passabom e Fernando Gonçalves (Itaú), Daniel Couri (IFI), Alessandra Ribeiro (Tendências Consultoria) e Christopher Garman (Eurasia) — que falaram sobre o que esperar nos próximos anos.

Eles alegam que nem tudo se trata de problemas, afirmando que há uma possibilidade de levantar novos recursos vindos do exterior. Com o dólar mais estável, Bolsonaro poderá eleger um aliado para a presidência da Câmara, resultando em novas ações que visem recuperar a economia nacional.

Mercado de trabalho deve ser reanimado

No que diz respeito ao mercado de trabalho, os números podem ser positivos. Segundo Daniel Duque, pesquisador do Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) deve haver indícios de recuperação.

“O mercado de trabalho em 2021 vai ser marcado por uma recuperação da população ocupada, junto a uma alta da taxa de desemprego, devido ao aumento da participação na força de trabalho. Em 2020, houve uma grande parcela da população que perdeu a ocupação, mas não procurou emprego. Eles devem voltar a procurar ocupação em 2021″, explica o economista.

Contas públicas devem permanecer desequilibradas

Mesmo com a recuperação do dólar, Daniel Couri, diretor da IFI (Instituição Fiscal Independente do Senado Federal), acredita que o governo não conseguirá organizar todas as suas contas.

Segundo o analista, esse deve ser o maior desafio da gestão pelos próximos meses, tendo em vista o rombo gerado neste ano e o clima de desconfiança entre os gestores.

“O cenário fiscal já era desafiador antes da pandemia e ela colocou um desafio adicional, que é lidar com esses gastos, isso tudo tendo que ser compatibilizado com nossas regras fiscais. Esse será o desafio para 2021. Esse quadro coloca um cenário de desconfiança em relação à capacidade do governo de manter uma trajetória fiscal sustentável nos próximos anos”, diz Couri.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.