O ano de 2020 foi atípico em todos os sentidos, e fazer uma doação nunca foi tão necessário. As pessoas que desejarem encerrar este ano tão complicado com uma boa ação têm até a próxima quarta-feira, 30, para apoiar instituições sociais e ainda conseguir uma redução de 6% em seu Imposto de Renda (IRPF).
Para obter este desconto no IR 2021, o contribuinte pode fazer doações às entidades ligadas a fundos do governo que possuem projetos de incentivo à cultura, saúde, esporte ou educação. Após isso, o contribuinte deve fazer a declaração do IR pelo modelo completo e garantir a dedução.
“Muitos contribuintes se queixam de que estão pagando imposto sem saber para onde vai, e a Receita dá a opção ao contribuinte de decidir para onde ele quer que parte do imposto seja destinado. Depois de doar e apresentar o recibo na declaração, o próprio sistema calcula a dedução”, disse Daniel Nogueira, especialista em Imposto de Renda e sócio da Crowe, rede global de auditoria e consultoria.
Daniel diz que o contribuinte deve entrar em contato com a instituição de seu interesse para saber como funciona a doação, em que geralmente é realizada por boleto ou transferência bancária.
Para prestar contas o processo é o mesmo: o contribuinte precisa guardar o recibo da doação para inserir na declaração os dados da instituição beneficiada, até o dia 26 de fevereiro de 2021.
A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), estão entre as iniciativas que podem ser beneficiadas com doações.
Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os contribuintes podem apoiar organizações para financiar projetos culturais e ajudar na manutenção de espaços acervos culturais do Brasil.
Doações pela internet
Os contribuintes podem encontrar na internet várias plataformas de doação que reúnem iniciativas, o que ajuda na pesquisa a respeito das instituições aptas a receber ajuda.
Entre elas esta a plataforma Abrace Uma Causa, que faz a ponte entre 250 organizações com os interessados em doar. No total, cerca de R$100 milhões já foram arrecadados.
Entre as instituições inscritas nesta plataforma está o Hospital de Amor. As doações realizas pela dedução do Imposto de Renda vão para o projeto “Amparo Ao Idoso” e “Projeto Cuida”, para crianças e adolescentes. Os recursos são empregados no custeio das atividades de assistência.