Boleto do IPTU 2021 BH será liberado dia 31; confira passo a passo para emitir

Moradores de BH devem ficar atentos aos prazos do IPTU 2021. Na última semana, a prefeitura de Belo Horizonte informou que está disponibilizando os carnês de pagamento do Imposto Predial Urbano Territorial do próximo ano. Os documentos na versão impressa passarão a ser enviados a partir do próximo dia 8.

Boleto do IPTU 2021 BH será liberado dia 31; confira passo a passo para emitir (Imagem: Reprodução Google)
Boleto do IPTU 2021 BH será liberado dia 31; confira passo a passo para emitir (Imagem: Reprodução Google)

Com a virada de ano, todo mundo deve começar a se organizar para uma nova rodada de pagamentos do IPTU. Em BH, os boletos de cobrança ficarão disponíveis na internet a partir do próximo dia 31, e serão ainda enviados aos endereços dos moradores locais.

De acordo com a prefeitura, para esse ano espera-se que haja um número menor nos índices de inadimplência. Com os efeitos econômicos do novo coronavírus, o recolhimento de 2020 ficou abaixo do esperado. Espera-se que em 2021 o cenário seja revertido.

Acesso ao boleto digital do IPTU 2021

Para quem não quiser esperar até 8 de janeiro para receber o carnê impresso, é possível acessa-lo por meio do portal da PBH. Nesse caso, basta se conectar na página, ir até a aba de cobranças, selecionar a opção IPTU e por meio do número de identificação do imóvel salvar o boleto.

O documento pode ser impresso para pagamentos em agências bancárias ou então quitado através da leitura do código de barras ou copia do mesmo. Nesse caso, basta direcionar a câmera do celular pelo aplicativo do banco e quitar o valor. Não se pode esquecer de salvar os comprovantes.

Outro recado importante é que devido a pandemia, esse ano não haverá emissão no BH Resolve. A decisão tem como finalidade reduzir os riscos de aglomeração e contaminação pelo covid-19.

Calendário IPTU Belo Horizonte 2021

Segundo o informe publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na quinta-feira (24), a primeira data de vencimento do imposto, junto com demais taxas como a de lixo, entre outras, é 15 de fevereiro do próximo ano.

Esse ano, quem quiser optar pela cota única terá direito de 6% de desconto no valor total do imposto. Há ainda a possibilidade de antecipar ao menos duas parcelas sendo a cobrança também reduzida. Para quem desejar parcela ao longo de todo o ano, o valor não será modificado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.