Boleto do IPTU 2021 BH será liberado dia 31; confira passo a passo para emitir

Moradores de BH devem ficar atentos aos prazos do IPTU 2021. Na última semana, a prefeitura de Belo Horizonte informou que está disponibilizando os carnês de pagamento do Imposto Predial Urbano Territorial do próximo ano. Os documentos na versão impressa passarão a ser enviados a partir do próximo dia 8.

Boleto do IPTU 2021 BH será liberado dia 31; confira passo a passo para emitir (Imagem: Reprodução Google)
Boleto do IPTU 2021 BH será liberado dia 31; confira passo a passo para emitir (Imagem: Reprodução Google)

Com a virada de ano, todo mundo deve começar a se organizar para uma nova rodada de pagamentos do IPTU. Em BH, os boletos de cobrança ficarão disponíveis na internet a partir do próximo dia 31, e serão ainda enviados aos endereços dos moradores locais.

De acordo com a prefeitura, para esse ano espera-se que haja um número menor nos índices de inadimplência. Com os efeitos econômicos do novo coronavírus, o recolhimento de 2020 ficou abaixo do esperado. Espera-se que em 2021 o cenário seja revertido.

Acesso ao boleto digital do IPTU 2021

Para quem não quiser esperar até 8 de janeiro para receber o carnê impresso, é possível acessa-lo por meio do portal da PBH. Nesse caso, basta se conectar na página, ir até a aba de cobranças, selecionar a opção IPTU e por meio do número de identificação do imóvel salvar o boleto.

O documento pode ser impresso para pagamentos em agências bancárias ou então quitado através da leitura do código de barras ou copia do mesmo. Nesse caso, basta direcionar a câmera do celular pelo aplicativo do banco e quitar o valor. Não se pode esquecer de salvar os comprovantes.

Outro recado importante é que devido a pandemia, esse ano não haverá emissão no BH Resolve. A decisão tem como finalidade reduzir os riscos de aglomeração e contaminação pelo covid-19.

Calendário IPTU Belo Horizonte 2021

Segundo o informe publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na quinta-feira (24), a primeira data de vencimento do imposto, junto com demais taxas como a de lixo, entre outras, é 15 de fevereiro do próximo ano.

Esse ano, quem quiser optar pela cota única terá direito de 6% de desconto no valor total do imposto. Há ainda a possibilidade de antecipar ao menos duas parcelas sendo a cobrança também reduzida. Para quem desejar parcela ao longo de todo o ano, o valor não será modificado.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há 6 anos, redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro.