Boleto do IPTU 2021 BH será liberado dia 31; confira passo a passo para emitir

Moradores de BH devem ficar atentos aos prazos do IPTU 2021. Na última semana, a prefeitura de Belo Horizonte informou que está disponibilizando os carnês de pagamento do Imposto Predial Urbano Territorial do próximo ano. Os documentos na versão impressa passarão a ser enviados a partir do próximo dia 8.

Boleto do IPTU 2021 BH será liberado dia 31; confira passo a passo para emitir (Imagem: Reprodução Google)
Boleto do IPTU 2021 BH será liberado dia 31; confira passo a passo para emitir (Imagem: Reprodução Google)

Com a virada de ano, todo mundo deve começar a se organizar para uma nova rodada de pagamentos do IPTU. Em BH, os boletos de cobrança ficarão disponíveis na internet a partir do próximo dia 31, e serão ainda enviados aos endereços dos moradores locais.

De acordo com a prefeitura, para esse ano espera-se que haja um número menor nos índices de inadimplência. Com os efeitos econômicos do novo coronavírus, o recolhimento de 2020 ficou abaixo do esperado. Espera-se que em 2021 o cenário seja revertido.

Acesso ao boleto digital do IPTU 2021

Para quem não quiser esperar até 8 de janeiro para receber o carnê impresso, é possível acessa-lo por meio do portal da PBH. Nesse caso, basta se conectar na página, ir até a aba de cobranças, selecionar a opção IPTU e por meio do número de identificação do imóvel salvar o boleto.

O documento pode ser impresso para pagamentos em agências bancárias ou então quitado através da leitura do código de barras ou copia do mesmo. Nesse caso, basta direcionar a câmera do celular pelo aplicativo do banco e quitar o valor. Não se pode esquecer de salvar os comprovantes.

Outro recado importante é que devido a pandemia, esse ano não haverá emissão no BH Resolve. A decisão tem como finalidade reduzir os riscos de aglomeração e contaminação pelo covid-19.

Calendário IPTU Belo Horizonte 2021

Segundo o informe publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na quinta-feira (24), a primeira data de vencimento do imposto, junto com demais taxas como a de lixo, entre outras, é 15 de fevereiro do próximo ano.

Esse ano, quem quiser optar pela cota única terá direito de 6% de desconto no valor total do imposto. Há ainda a possibilidade de antecipar ao menos duas parcelas sendo a cobrança também reduzida. Para quem desejar parcela ao longo de todo o ano, o valor não será modificado.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.