Motoristas DESTE estado NÃO vão precisar pagar o licenciamento em 2021

O Departamento Estadual do Rio Grande do Sul (Detran-RS) orienta que os proprietários de veículos não realizem o pagamento do licenciamento 2021 do veículo. O órgão orienta que a população aguarde o possível reajuste da taxa.

Motoristas deste estado não vão precisar pagar o licenciamento em 2021
Motoristas deste estado não vão precisar pagar o licenciamento em 2021 (Imagem: Divulgação/Detran)

Por conta da decisão de que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) não será mais impresso, o Detran recomenda que o pagamento ainda não seja feito.

O motivo seria porque o órgão tem buscado reduzir o valor da taxa de licenciamento, já que haverá mais custos relativos ao envio pelos Correios e à impressão do documento.

No entanto, o Detran destaca que essa taxa cobre outros gastos, além da impressão e entrega pelos Correios. Estão inclusos os custos de processamento, armazenamento e segurança dos dados, geração do documento, além de despesas com pessoal.

Para que haja mudança no valor, O Detran-RS informou que houve o encaminhamento do Projeto de Lei 247/2020 à Assembleia Legislativa. O documento prevê mudanças na Lei de Taxas, com a previsão de votação para o começo de 2020.

Segundo o texto, há a proposta de mudança de 12 taxas de serviços de trânsitos. Entre estas, oito são para a redução de valores. As outras quatro seriam para a isenção.

Prazo para o licenciamento em 2021 no Rio Grande do Sul

Para o exercício de 2021, o Detran-RS havia divulgado no início de dezembro o calendário de licenciamento. A validade varia de acordo com o final da placa do veículo. Confira o calendário de vencimento do licenciamento:

  • Final da placa 1, 2 e 3 — 30 de abril
  • Final da placa 4, 5 e 6 — 31 de maio
  • Final da placa 7 e 8 — 30 de junho
  • Final da placa 9 e 0 — 31 de julho

O CRLV será disponibilizado à população somente em 2021. O documento terá atualização automática no sistema. Diante disso, o usuário terá duas opções de obter o CRLV.

A primeira opção é por meio do acesso ao CRLV Digital no celular — pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Além disso, o motorista poderá imprimir o documento em papel branco em formato A4, com tinta preta e em página única.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.