Veja como solicitar seguro desemprego no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital

Seguro desemprego agora pode ser solicitado sem precisar sair de casa. Um dos efeitos da pandemia do novo coronavírus vem sendo a digitalização dos serviços públicos. Para quem desejava dar entrada no seguro desemprego, por exemplo, era preciso aguardar nas agências do trabalho. Porém agora é possível fazer o procedimento por meio do aplicativo da Carteira Digital.

Veja como solicitar seguro desemprego no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Imagem: Google)
Veja como solicitar seguro desemprego no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (Imagem: Google)

O app da carteira digital desempenha uma série de funções. Nele o trabalhador tem acesso a todo o seu histórico trabalhista, consegue verificar benefícios como o abono salarial e ainda passa a ter a oportunidade de solicitar o seguro desemprego de forma fácil e prática.

Segundo o governo, a finalidade de construir a ferramenta tem sido justamente de modernizar o acesso às informações trabalhistas dos profissionais.

De modo com que estes, em tempos de pandemia e pós também, consigam verificar suas informações sem a logística dos agendamentos e filas de espera presenciais.

Como ter a carteira de trabalho digital

Todos os trabalhadores tem acesso a ferramenta. Basta baixar o aplicativo de forma gratuita e preencher os dados de identificação pessoal. Nome completo, número do CPF, número da carteira de trabalho, data de nascimento, entre outros, são os informes desejados.

Como pedir o seguro desemprego pela Carteira de Trabalho Digital

Depois de criar sua conta no aplicativo, ao se conectar a primeira coisa é selecionar a função ‘Benefício’. Na sequência escolha a opção “Solicitar” disponível na aba do seguro. Nessa etapa é preciso digitar o número do requerimento de seguro desemprego.

Estando todas as informações corretas, clique em avançar, disponível no fim da tela. Desse modo serão exibidas todas as informações sobre contrato de trabalho, cargo, meses trabalhados, datas de admissão e dispensa, motivo da demissão e a média salarial.

Confira tudo e caso esteja de acordo selecione a opção confirmar e aguarde a avaliação do poder público. Normalmente o retorno se dá em um período de aproximadamente 30 dias, sendo aprovado o pagamento tem também até 30 dias para cair na conta.

O valor e a quantidade de parcelas devem variar de acordo com a situação de cada trabalhador, levando em consideração sua faixa salarial, tempo de serviço prestado e quantas vezes o seguro foi solicitado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.