ESTAS dicas vão te ajudar a pagar menos nos alimentos da ceia de Natal 2020

Apesar das dificuldades econômicas presentes neste ano, muitas famílias têm se programado para realizar as compras para o Natal. Para que os gastos sejam reduzidos, o consumidor deve estar atento a alguns detalhes. Confira dicas para economizar nos alimentos da ceia de Natal 2020.

Estas dicas vão te ajudar a pagar menos nos alimentos da ceia de Natal 2020
Estas dicas vão te ajudar a pagar menos nos alimentos da ceia de Natal 2020 (Imagem: Nicole Michalou/Pexels)

Durante este ano, a população presenciou o aumento no preço em diversos setores, como da alimentação. Como resultado, os alimentos do Natal deste ano estarão 15% mais caro, segundo um levantamento feito pelo Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV).

Segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o arroz teve a maior variação no preço pelos últimos 12 meses, com aumento de 62%. Outros itens que costumam aparecer na ceia também tiveram alta, como o pernil suíno (30,5%), lombo suíno (20,14%), frango inteiro (14,5%) e o bacalhau (10%).

Além do problema da inflação nos alimentos, os preços costumam aumentar com a proximidade das celebrações de final de ano. Para minimizar o impacto no bolso, confira algumas dicas para economizar na ceia do Natal deste ano.

Como economizar na ceia de Natal 2020

Para descobrir as melhores ofertas, pesquise o preço dos alimentos desejados em diversos estabelecimentos. Como forma de não se perder na hora da compra, faça antecipadamente uma lista dos alimentos essenciais para a ceia.

Ao realizar uma lista, fica mais fácil de saber quais itens são prioridades e, como resultado, diminuirá as chances de comprar por impulso. Caso algum alimento esteja caro, substitua por outro mais barato. Sendo assim, tenha alguns itens alternativos na lista de compra.

Não deixe para comprar na última hora. Quanto antes realizar as compras, maior será a variedade de produtos disponíveis. Caso pense em comprar algum item pela internet, tome cuidado para evitar golpes. Compre somente em estabelecimentos confiáveis, para não sofrer prejuízos.

Por conta da pandemia de covid-19, é recomendado que o número de integrantes da ceia seja reduzido. Essa seria uma forma de minimizar as chances de contaminação.

Com a diminuição no número de pessoas reunidas na ceia de Natal, o preço final do que será consumido também caí.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.