Vagas de trabalho temporários têm crescimento surpreendente; veja COMO conseguir

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, uma solução que normalmente é usada no final do ano pode ser utilizada no ano inteiro, as contratações de temporários para repor vagas. Isso por conta do ritmo da retomada econômica, e da crise que o Brasil está enfrentando.

Vagas de trabalho temporários têm crescimento surpreendente; veja COMO conseguir
Vagas de trabalho temporários têm crescimento surpreendente; veja COMO conseguir (Foto: Google)

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), entre os meses de março e outubro, houve um aumento de 37% no modelo de contratação, com cerca de 1,3 milhão de trabalhadores temporários.

Apenas no mês de agosto, foram 197 mil temporários contratados, esse foi o maior patamar já registrado desde o começo dessa série, em 2014.

Por um lado, as empresas estão em busca de minimizar os riscos ao fazer a reposição do quadro de pessoal com contratos de curta duração. 

Já de outro, estão recorrendo a modelos de seleção digitais, com o uso da tecnologia para evitar os riscos causados pela pandemia do novo coronavírus. 

Para 2021, a projeção é que sejam abertas 1,9 milhão de vagas para temporários, uma alta de 28%.

Especialistas disseram que o aumento desses temporários, neste caso, não aponta uma chance de efetivação.

A pandemia fez com que fosse criada uma situação de emergência e insegurança para as empresas. O presidente da Asserttem, Marcos de Abreu, avaliou que as empresas estão em busca de formas para fazer contratação.

“Elas precisavam se reinventar e buscar alternativas formais para contratar trabalhadores, preservando direitos, mas com fôlego para acompanhar a oscilação da economia.”, disse.

Indústria domina contratação por vagas temporárias

Outro sinal que aponta que o mercado de trabalho não está se comportando como em outros anos é que a maior parte das contratações temporárias aconteceram na indústria (65%).

Logo depois, apareceram os setores de serviços, com 25% do total e o comércio com 10%.

A BRF, que é dona das marcas Sadia e Perdigão, contratou cerca de 7 mil pessoas no terceiro trimestre e 4 mil dos contratados são temporários.

O líder global de Recrutamento na BRF, Weliton Roberto Shalabi, afirmou que os contratados temporariamente foram para dar conta do crescimento das vendas e uma parte para cobrir os funcionários considerados do grupo de risco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!