Qual horário de funcionamento dos bancos no feriado de Natal e Ano Novo?

Com a chegada do fim deste ano, diversas instituições já estão com o cronograma definido para os próximos dias. De acordo com a Febraban, os bancos funcionarão amanhã (24) com horário reduzido. No Natal, Ano Novo e na véspera de Ano Novo, não haverá funcionamento.

Qual horário de funcionamento dos bancos no feriado de Natal e Ano Novo?
Qual horário de funcionamento dos bancos no feriado de Natal e Ano Novo? (Imagem: Ailton Cruz)

A Febraban afirmou que nesta quinta-feira (24), véspera de Natal, os bancos terão atendimento ao público em horário especial. Para os estados em que horário é igual ao de Brasília, o funcionamento será das 9h às 11h.

Para os estados que possuem a diferença de 1 hora em relação ao de Brasília, o horário local de funcionamento será das 8h às 10h — equivalente das 9h às 11h no horário de Brasília.

Já para os estados que apresentam diferença de 2 horas em relação à Brasília, o funcionamento local será das 8h Às 10h — equivalente das 10h às 12h em Brasília.

A Febraban indicou que o último dia do ano para o atendimento ao público será 30 de dezembro. Neste dia, haverá expediente normal para efetuar todas as operações bancárias.

Sendo assim, as instituições financeiras não abrirão na véspera de Ano Novo, no dia 31 de dezembro. Em geral, os bancos não funcionam em feriados oficiais — municipais, estaduais e federais.

Como realizar pagamento com o fechamento dos bancos

Apesar de que as instituições financeiras não abrirão nessas datas especiais, os clientes ainda possuem canais alternativos de atendimento bancário. A população poderá utilizar o mobile e internet banking, caixas eletrônicos, bancos por telefone e correspondentes para transações financeiras.

Para os carnês e as contas de consumo — como as contas de energia, água e telefone, por exemplo — que venceram no feriado, o consumidor poderá pagar no próximo dia útil, sem acréscimo.

Além disso, os consumidores poderão agendar os pagamentos dessas contas de consumo ou pagar nos caixas automáticos, caso tenham código de barras. No caso dos boletos bancários dos clientes cadastrados como sacados eletrônicos terão como ser agendados ou pagos pelo Débito Direto Autorizado (DDA).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.