Por que aderir ao PIX? Clientes respondem sobre vantagens da nova tecnologia

Praticidade e rapidez foram as duas características mais citadas pelos brasileiros em uma pesquisa realizada pelo Globo a respeito do PIX, a nova solução de pagamentos do Banco Central. Saiba mais detalhes.

Por que aderir ao PIX? Clientes respondem sobre vantagens da nova tecnologia (Imagem: Google)

A “praticidade” foi citada pelos entrevistados por conta do PIX ter simplificado as transferências de dinheiro através dos cadastros das chaves, fazendo com que uma série de dados que eram necessários para fazer um TEC ou um DOC não precisem mais ser utilizados.

Já a “rapidez” é por conta da velocidade em que as transferências e confirmações de pagamento são efetuadas.

O objetivo da pesquisa era o de entender como os brasileiros estão utilizando o PIX e o que ainda pode ser implementado. As entrevistas foram feitas entre os dias 18 e 24 de novembro, com 500 pessoas bancarizadas de todas as regiões do Brasil e de todas as classes sociais.

Mesmo que 93% dos entrevistados tenham algum conhecimento sobre o PIX, 53% encontraram alguma novidade em uma lista de funções que podem ser efetuadas pelo sistema.

Isto demonstra que mesmo que as pessoas já conheçam o sistema, grande parte delas ainda não sabe tudo o que o PIX pode realizar.

Por conta disso, 8 em cada 10 entrevistados disseram querer um canal aberto com o seu banco ou instituição financeira para tirar dúvidas que podem surgir a respeito da solução de pagamentos.

São 77% os que disseram que as marcas poderia ajudar a esclarecer o assunto. E 74% afirmam preferir as empresas dispostas a ajudar os consumidores.

Formas de pagamento

Os brasileiros no geral se mostraram abertos a conhecer novas formas de pagamento. Segundo os resultados da pesquisa, 60% afirmaram gostar de utilizar novas tecnologias em serviços bancários ou formas de pagamento. Entre essas novas tecnologias, o PIX segue sendo o mais conhecido.

Do total de entrevistados, 72% sabiam que é possível usar a nova solução como forma der pagamento em lojas. A intenção de uso no comércio é “alta ou muito alta” para 44% no caso de lojas físicas e para 47% no e-commerce.

Um dos motivos que levam a intenção de compra ser maior na internet é que com uma confirmação de pagamento mais rápida, as entregas acabam chegando mais rapidamente tbm.

 

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.