Pague o IPTU 2021 do Rio de Janeiro com 7% de desconto seguindo esse passo a passo

Por meio da publicação no Diário Oficial, a Prefeitura do Rio de Janeiro estabeleceu que o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2021) concederá 7% de desconto para o pagamento em cota única. Para ter direito ao benefício, será preciso pagar o imposto até o dia 5 de fevereiro.

Pague o IPTU 2021 do Rio de Janeiro com 7% de desconto seguindo esse passo a passo
Pague o IPTU 2021 do Rio de Janeiro com 7% de desconto seguindo esse passo a passo (Imagem: Pedro Kirilos/Riotur)

O desconto de 7% para o pagamento à vista foi o mesmo de 2019. De acordo com o decreto, a data do dia 5 de fevereiro também será o vencimento da primeira parcela para o imposto parcelado.

O IPTU poderá ser pago em até 10 cotas, sendo a última parcela para o dia 8 de novembro de 2021. Neste caso, não haverá desconto. O valor terá que ser quitado juntamente com a Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo — para a cota única ou em 10 parcelas.

Acesso ao guia do IPTU 2021 do Rio de Janeiro

Como forma de diminuir os gastos públicos, haverá a emissão de uma guia única pela Secretaria Municipal de Fazenda. Essa medida substituirá o carnê. Para que o contribuinte tenha acesso às demais cotas, deverá emitir via online. Para isso, precisará acessar o portal Carioca Digital.

Segundo a prefeitura, o guia de pagamento será enviada aos imóveis dos contribuintes durante o mês de janeiro. Caso o contribuinte não receba o documento em até 10 dias antes do vencimento da primeira cota, deverá providenciar a segunda via.

O contribuinte que for realizar a emissão da segunda via da guia de cobrança pela internet, precisará indicar o número da inscrição do imóvel. Esta informação está presente no carnê do imposto dos anos anteriores.

Se os pedidos de segunda via de cobrança do IPTU e TCL acontecerem após o vencimento da primeira cota, a pessoa deverá arcar com os acréscimos legais relativos às cotas vencidas.

Cronograma de pagamentos do IPTU RJ 2021

  • Cota única e 1ª cota: 5 de fevereiro
  • 2ª cota: 5 de março
  • 3ª cota: 8 de abril
  • 4ª cota: 7 de maio
  • 5ª cota: 8 de junho
  • 6ª cota: 7 de julho
  • 7ª cota: 6 de agosto
  • 8ª cota: 8 de setembro
  • 9ª cota: 7 de outubro
  • 10ª cota: 8 de novembro

Para conferir o decreto publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro, basta acessar este link.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.